Uma comitiva formada por deputados e administradores parlamentares franceses visitou a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) na sexta-feira (13) em busca de parcerias para a internacionalização de micro e pequenas empresas. A intenção é levar empresas paranaenses à França e instalar empresas francesas no Paraná, além de transferir conhecimento tecnológico.
Os deputados Alain Néri, do departamento Puy-de-Dôme, na região central da França; Jean-Luc Reitzer, do departamento Haut-Rhin, na região nordeste; e Marie-Louise Fort, de l’Yonne, no centro-leste, foram recebidos pelo vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, e pelo diretor executivo do Centro Internacional de Inovação (C2i), Filipe Cassapo. Eles disseram estar impressionados com o potencial do Paraná nas áreas de biotecnologia, agroindústria e energias renováveis.
“O Paraná é um ótimo lugar para se investir, pois possui políticas de desenvolvimento produtivo, alto nível educacional, instituições de pesquisa e desenvolvimento e uma indústria forte e organizada. Isso chamou a atenção dos franceses, que sinalizaram interesses em investir no Estado”, comentou Filipe Cassapo.
Cassapo apresentou a Federação como parceira para facilitar a aproximação entre os países e realização de rodadas de negócios, com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN). O C2i, por sua vez, seria o responsável pelas questões tecnológicas e relacionadas à inovação.
A comitiva também visitou Brasília, São Paulo e o Rio de Janeiro. Será produzido um relatório, a ser encaminhado para a Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara, que definirá os próximos passos da parceria.