Na esteira das discussões sobre a reforma política que ocorrem atualmente no Congresso Nacional, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Helio Bampi, participou, nesta sexta-feira (27), de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) onde apresentou o posicionamento da federação sobre este tema. O evento reuniu deputados federais e estaduais, senadores vereadores, entidades sociais e diversos outros segmentos da sociedade.
Um dos pontos defendidos pela Fiep é o voto distrital misto, sendo que dois terços dos votos seriam computados pelos distritos e um terço dos votos em lista aberta, isto é, com o eleitor votando no nome do candidato e não somente na legenda (lista fechada). Segundo Bampi: “O Brasil não está maduro suficiente para criar listas fechadas. Existe o grande risco de haver corrupção dentro do partido e distanciar o eleitor do seu propósito de se fazer representar.”, avaliou.
Sobre o financiamento público de campanha, Bampi alerta para a necessidade de um debate maior, para que não haja abuso de poder público, caixa dois e corrupção. “É um assunto muito complexo, precisamos amadurecer este debate, há necessidade da formação de conceito popular.”, disse.
Para o vice-presidente da Fiep, é necessário fazer uma reforma política profunda. Para tanto, “Precisamos pensar em uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva”, avaliou.