
A Universidade da Indústria (Unindus) realizou no início de junho mais um curso do Programa de Desenvolvimento de Carreira. O tema do evento foi a “Gestão da Diversidade: O Melhor das Diferenças”, apresentado pelo psicólogo e consultor de desenvolvimento organizacional e de lideranças da Volvo do Brasil, Rubens Cieslak. O destaque do curso ficou por conta da apresentação de dois cases de estagiários da Volvo do Brasil que são deficientes auditivos e que participam do Programa de Incentivo a Diversidade implantado pela empresa.
Talita Galindo, que trabalha na área de exportação da Volvo do Brasil, apresentou como é desenvolvido o programa e destacou as dificuldades enfrentadas por Portadores de Deficiência não apenas no mercado de trabalho, mas também na preparação para profissional dentro das universidades. “A diversidade não pode ser apenas focada nas minorias, como negros e homossexuais, mas tratada como um todo, em cada diferença”, ressaltou.
O psicólogo e gestor de liderança da Volvo, Rubens Cieslak, destacou um dos exemplos aplicados pelo Programa de Incentivo a Diversidade da empresa, e os benefícios que a inclusão traz para a organização. “A Volvo tem dois tipos de folhetos de emergência: um para pessoas sem deficiências e outro para pessoas com deficiência auditiva, pois nem tudo o que está escrito, os surdos conseguem compreender e, na Volvo, somam-se aproximadamente 60 surdos. Foram estes estagiários que levaram esta consciência para a empresa”, explica.