Parceria com a Alemanha viabiliza laboratório de eficiência energética no Senai CIC

Protocolo de intenções foi firmado pelo diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, com a empresa AMK, da Alemanha e a Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária

O Senai CIC terá um laboratório de eficiência energética a partir do segundo semestre de 2011. A estrutura será viabilizada por uma parceria entre o Senai Paraná, a empresa AMK, da Alemanha e a Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária. O protocolo de intenções foi firmado no final de maio pelo diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, pelo diretor geral da AMK, Eberhard Muller, e pelo vice-reitor da universidade, Lyubomir Lazov.

“A AMK trabalha com dispositivos de eficiência energética. Será muito interessante para o Paraná contar com a expertise da empresa alemã e com pesquisadores da Universidade de Gabrovo”, explica Barreto. O laboratório terá como foco pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Os equipamentos serão desenvolvidos pela filial da AMK da Bulgária, que possui uma parceria de pesquisa com a universidade tecnológica.

“Eu não tinha noção do tamanho e da importância da organização com que estamos assinando este acordo de cooperação”, afirmou Muller, ao conhecer o trabalho do Senai. Esta é uma das parcerias que o Senai possui com a Alemanha. Desde 1996, a entidade possui uma cooperação técnica com o estado alemão de Baden-Württemberg nas áreas ambiental e moveleira. Dentre os projetos desenvolvidos em conjunto está a construção da Casa Inteligente, que utiliza a técnica Wood Frame – amplamente utilizada na Alemanha. No final de maio, o diretor regional do Senai esteve na Alemanha para a renovação do contrato até 2014.

“A Alemanha traz muitas possibilidades de intercâmbio de tecnologia, além de melhoria profissional e nossos técnicos e docentes e aproximação com grandes indústrias que possam trazer resultados práticos para o nosso Estado. O Senai e o Paraná só têm a ganhar com as parcerias”, conta Barreto.

Outro acordo que foi renovado é o com a Universidade de Stuttgart, responsável pela realização do mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, que possui uma proposta inédita de formação técnica e científica com foco na indústria. O curso é avaliado como um dos melhores do mundo pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos.

Outra parceria, que completou 10 anos em 2011 é com a Escola Técnica da Madeira de Stuttgart – Fachschule Fur Holztechnik. O intercâmbio visa troca de informações técnicas direcionadas ao setor industrial, promovendo a transferência de conhecimentos e tecnologias direcionadas ao setor moveleiro A cooperação possibilita, também, que profissionais do Senai vão estudar na Alemanha e que estudantes alemães venham finalizar seus trabalhos de conclusão de curso no Paraná. Os projetos se transformam em produtos que são industrializados por empresas paranaenses.

“A Alemanha é referência em desenvolvimento tecnológico e inovação em algumas áreas, principalmente meio ambiente e moveleira. As parcerias são um canal permanente de acesso a novas tecnologias”, observa o gerente de Tecnologia Industrial do Senai, Reinaldo Tockus.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR