Federações das Indústrias se unem para melhorar infraestrutura logística na Região Sul

Projeto vai mapear a situação atual e buscar soluções integradas para os diversos modais de transporte

Será lançado em Curitiba nesta quinta-feira (30) o Projeto Sul Competitivo. A iniciativa reúne as Federações das Indústrias do Paraná (Fiep), Santa Catarina (Fiesc) e Rio Grande do Sul (Fiergs), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e tem como objetivo traçar uma radiografia da situação da Logística na região sul, levantando os principais gargalos e trazendo soluções para o transporte de produtos.

O Projeto Sul Competitivo é um dos mais abrangentes estudos sobre modais logísticos – portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias – que tem como foco o transporte entre os estados do Sul do Brasil e entre os países vizinhos do Cone-sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

A integração técnica desses modais pode gerar redução de custos e dar rapidez a todo o sistema de circulação de mercadorias, gerando maior competitividade da região. O lançamento do estudo foi realizado no dia 28 de junho, na sede da FIERGS, quando empresários, associações produtivas e autoridades estaduais se reuniram para conhecer detalhes sobre o desenvolvimento do projeto. No dia 30, ele será apresentado no Paraná, na sede da FIEP, em Curitiba. E, no dia 1º de julho, será a vez de Santa Catarina, na sede da FIESC.

Durante a primeira fase do Sul Competitivo, uma equipe de 12 profissionais fará um amplo diagnóstico das condições da infraestrutura de transportes na região sul e no Mercosul, bem como estudará as 19 principais cadeias produtivas produzidas, exportadas e/ou importadas pela região Sul do país – o que representa cerca de 70 produtos agrícolas, minerais, florestais e industriais -, levantando os gargalos logísticos e respectivas soluções.

“Serão analisados números sobre a produção atual e futura e o local de consumo de todas essas cadeias, bem como as matrizes origem-destino e o impacto destas no custo logístico”, explica Olivier Girard, sócio da Macrologística, consultoria que está à frente do desenvolvimento do estudo, incluindo diagnóstico e propostas de soluções. “Visitaremos portos e outros modais do Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai para entender como funciona a logística de escoamento dos três estados sulistas por essas vias. O objetivo final será o de realizar uma priorização dos projetos de infra-estrutura de transportes necessários na região sul com base no seu potencial de redução do custo logístico e consequente aumento da competitividade da região”,informa Girard. A empresa Macologística também foi a responsável pelo Projeto Norte Competitivo, um conjunto de soluções logísticas para os nove estados que integram a Amazônia Legal, entregue ao governo federal em março de 2011.

“No estudo que culminou no Norte Competitivo, foram identificados 42 eixos Integrados de transporte. Desses, foram priorizados nove eixos capazes de gerar economia de R$ 3,8 bilhões anuais nos custos logísticos da região. Nesse novo estudo, que envolve os estados que servem de porta principal para o comércio com os países do Cone Sul, o setor privado novamente toma a iniciativa buscando redução semelhante, a fim de também tornar a região Sul do país mais competitiva”, afirma Girard.

As visitas técnicas começam em 11 de julho e, em três meses, os primeiros diagnósticos dos gargalos logísticos da região devem ser apresentados.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
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