O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli foi homenageado pelo Sistema Fiep, na solenidade de abertura do 4º Congresso Nós Podemos Paraná, realizada na noite quarta-feira (6), na sede da Fiep no Jardim Botânico (Cietep), em Curitiba. A homenagem foi feita pelo diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, na presença do vice-governador do Paraná e secretário da Educação, Flávio Arns, do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, de lideranças e autoridades presentes no Congresso.
Fares lembrou a atuação de Meneguelli como líder sindical, nas décadas de 70 e 80, e a sua trajetória no Conselho Nacional do Sesi, a partir de 2004.
“O operário ferramenteiro e líder dos trabalhadores contribuiu muito para a justiça que conquistamos nos movimentos de classe e, mais tarde, ajudou o Sesi a avançar em iniciativas sociais de inestimável valor”, disse Fares, perante as cerca de 600 pessoas presentes no encontro. O Conselho Nacional do Sesi é um dos principais apoiadores do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que articula as ações para o alcance dos Objetivos do Milênio em todo o País, e o principal apoiador para a realização do 4º Congresso Nós Podemos Paraná.
Na gestão de Jair Meneguelli, o Conselho Nacional do Sesi criou o programa Cozinha Brasil, de forte alcance social, pois capacita a população a adotar alimentos saudáveis e barato e a evitar desperdício, aproveitando integralmente os alimentos.
Há dois anos, por iniciativa de Jair Meneguelli, o Conselho Nacional do Sesi criou o programa ViraVida, uma proposta socioeducativa destinada a jovens entre 16 e 21 anos de baixa renda que sofreram abuso sexual ou vivem exploração sexual comercial. Já implantado em 13 Estados, o ViraVida oferece aos jovens a formação profissional, apoio psicológico, apoio às famílias e inserção no mercado de trabalho. O projeto tem a parceria do Sistema S, de prefeituras, governos estaduais e entidades sociais. No Paraná, o projeto está implantado em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.
“Ao agradecer a homenagem, Meneguelli lembrou que o ViraVida levou o problema da exploração sexual de jovens ao mundo empresarial. “O Sistema S financia todas as ações. O que precisamos dos empresários é que eles abram oportunidades de empregos para os nossos jovens”, afirmou ele. “Meu grande sonho é ver esse projeto se transformar em política pública, de forma a ampliar o alcance das ações”, disse Meneguelli.