Entenda o processo eleitoral da Fiep

Eleição acontece no próximo dia 3, com a participação de duas chapas

As eleições para escolha da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) estão marcadas para 3 de agosto. Na ocasião, serão eleitos o novo presidente da entidade, além dos vice-presidentes, secretários, tesoureiros, diretores suplentes, membros do Conselho Fiscal e os delegados representantes junto ao Conselho da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O processo eleitoral da Federação começou oficialmente no dia 28 de junho, quando a entidade publicou o edital de convocação do pleito, abrindo prazo de dez dias para a inscrição de chapas. No dia 8 de julho, encerrado o prazo, a Fiep divulgou que duas chapas se apresentaram para concorrer à eleição.

Após o período para verificação e retificação da documentação exigida pelo estatuto da entidade, a Fiep publicou, no dia 15 de julho, o edital de registro de chapas, oficializando a participação dos dois grupos postulantes.

A partir daí, abriu-se prazo de 48 horas para que as chapas ou sindicatos empresariais filiados à Federação apresentassem pedidos de impugnação de candidaturas. Nos dois dias seguintes a este período, ambas as chapas foram notificadas oficialmente sobre os pedidos de impugnação e foi aberto novo prazo de 48 horas para que elas apresentassem defesa em relação às alegações contrárias.

O passo seguinte do processo eleitoral foi o julgamento de todos os pedidos de impugnação. A análise das solicitações foi feita pela diretoria da Fiep, em duas reuniões extraordinárias realizadas nos dias 25 e 26 de julho. Os diretores da entidade que integram alguma das chapas concorrentes se declararam impedidos de opinar sobre os pedidos.

Nas duas reuniões, por unanimidade de votos, os diretores aptos a se manifestar aprovaram um acordo entre as duas chapas que disputam a eleição da Fiep e rejeitaram os pedidos de impugnação de candidaturas que haviam sido protocolados. Assim, todos os candidatos inscritos nas chapas foram considerados aptos a participar do pleito.

Pelo acordo, os pedidos de impugnação foram julgados improcedentes. Por outro lado, a chapa de oposição se comprometeu a retirar todas as demandas judiciais que havia protocolado, na tentativa de impedir o julgamento dos pedidos das chapas. Assim, encerrou-se a possibilidade de impugnação de candidaturas, em qualquer esfera.

No próximo dia 3, a votação acontece entre 12h e 18 horas, na sede da Fiep, no Centro Cívico, em Curitiba. Tem direito a voto cada um dos 99 sindicatos empresariais filiados à entidade, desde que estejam em dia com as obrigações exigidas pelo estatuto da Federação.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR