A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou, na noite desta quinta-feira (18), o Museu da Indústria do Paraná. Desenvolvido em ambiente virtual, o MIP mostra de maneira interativa a evolução do parque industrial paranaense, aproximando a história das novas tecnologias e tornando o passado mais acessível para as futuras gerações. O lançamento abriu a solenidade em comemoração pelos 67 anos de fundação da Fiep.
“A agenda da indústria passa pelo desenvolvimento tecnológico e, mais do que isso, pelo acesso ao conhecimento”, afirmou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ao lançar o MIP. “Por isso a importância do lançamento deste museu, que tornará acessível a todos a história da indústria paranaense”, acrescentou.
Diferente dos museus convencionais, o acervo Museu da Indústria do Paraná tem base virtual na nuvem digital da internet. Inicialmente, o conteúdo está sendo exibido em uma tela de 12 metros de largura por 2,20m de altura, instalada no átrio do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba. A tela é comandada por uma superfície digital sensível ao toque, pela qual os visitantes podem realizar uma verdadeira viagem ao passado através de recursos tecnológicos de última geração.
“O museu é intuitivo, com todas as informações disponíveis na tela, e o visitante pode acessá-las facilmente”, explicou Marcos Schlemm, um dos idealizadores do museu e coordenador do projeto.
A estrutura ficará instalada no Cietep até o dia 25 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. Na sequência, o museu será transferido para a sede do Sistema Fiep, no Centro Cívico. Posteriormente, o projeto prevê a instalação do MIP em uma sede própria.
Além disso, futuramente todo o acervo do museu será disponibilizado em um portal virtual, possibilitando o acesso de qualquer lugar do mundo. O portal vai facilitar ainda mais a divulgação, a disseminação e a promoção do conhecimento nele produzido, junto à comunidade. O MIP fará o levantamento da história das indústrias paranaenses, do desenvolvimento do Estado e também da história e da evolução cultural e social, enfocando a importância da indústria para a cultura e a arte no Paraná, do período colonial aos dias atuais.
Com isso, a Fiep vai atender a estudantes de todos os graus (do ensino fundamental ao superior), pesquisadores, estudiosos e cidadãos em geral. O MIP também realizará exposições, editará livros, DVDs, promoverá pesquisas e atividades de integração de seus trabalhos na sociedade, transformando-se num centro de excelência de geração de conhecimento e inovação.
Exposição
Junto com o lançamento do Museu da Indústria do Paraná, a Fiep inaugurou ainda a exposição retrospectiva “8 Anos de Trabalho – Resultado Infinito”. A mostra, também desenvolvida em ambiente virtual, destaca as principais realizações da Fiep durante a gestão do presidente Rodrigo da Rocha Loures, que em outubro encerra seu segundo mandato à frente da entidade.
A exposição apresenta ações implantadas pela Fiep para o fortalecimento do setor industrial paranaense, ressaltando especialmente os programas nas áreas de educação transformadora, incentivo à inovação na indústria e desenvolvimento local.
Homenagens
A comemoração pelos 67 anos da Fiep segue com uma solenidade que reconhece o trabalho de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da indústria do Paraná. Serão homenageados com a láurea Honra ao Mérito o deputado federal e ex-ministro Reinhold Stephanes; o ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), senador Armando Monteiro; e o empresário de Pato Branco e vice-presidente da Fiep, Cláudio Petrycoski.
Na mesma solenidade, também está sendo lançado o quarto volume da Série Empreendedores do Paraná, que conta a trajetória de industriais de sucesso de Curitiba e Região Metropolitana.