Cidades Digitais são apontadas como exemplos de estímulo ao desenvolvimento

Palestra ministrada no Global Forum América Latina mostra movimento para estimular a disponibilização de internet gratuita no Paraná

Municípios no Paraná estão encontrando na criação de projetos de cidades digitais a possibilidade de promover o desenvolvimento sócio-econômico de suas localidades. O fomento gratuito do sinal de internet no Estado foi um dos assuntos abordados na noite desta segunda-feira (29) no Global Forum America Latina, que neste ano está sendo transmitido totalmente online e reunindo mais de 4 mil espectadores virtuais.

O tema cidades digitais foi apresentado por José Marinho, coordenador da Rede de Participação Política (RPP) – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ele explicou que um dos princípios da RPP, criada em 2006, é o de fomentar a conectividade entre os cidadãos.

“Nesta linha é que surgiu no início deste ano o Movimento Cidades Digitais, com o objetivo de estimular o surgimento de novas cidades digitais”, disse Marinho. “Internet não tem dono. Cada vez mais é o encurtamento de distâncias, e, portanto, o encurtamento social. Pode haver uma equidade entre as pessoas, já que há muitas que não estão incluídas na internet”, destacou.

Ele enumerou ainda diversos benefícios que podem estimular o interesse de prefeitos e vereadores a elaborarem projetos do gênero. Cada prefeitura tem adaptado conforme a realidade de cada município. “Além de melhorias na gestão pública, permitindo a conexão dos órgãos públicos, verificamos melhorias na Educação, no desenvolvimento econômico, chegando a uma interface entre sociedade e poder público também”, cita.

De acordo com o coordenador da Rede de Participação Política, há conhecimento de pelo menos 15 cidades digitais no Paraná. Marinho acrescenta que a RPP realizará no dia 14 de setembro um Congresso em Curitiba para debater e apresentar, justamente, modelos existentes, bem como legislação e fontes de financiamento para a criação de cidades digitais no estado.

“São exemplos altamente positivos e que podem servir de modelo para outros municípios. Agindo dentro do princípio da Rede de Participação Política que é o de procurar estimular as pessoas a se informarem, se envolverem politicamente para melhorar o seu dia-a-dia, não há um meio mais eficaz que não seja a internet”, frisou.

Primeiro bairro digital – Um exemplo que se difere das demais cidades digitais acontece no Uberaba, que desde maio deste ano passou a disponibilizar internet gratuita aos moradores e se transformando, assim, no primeiro bairro digital de Curitiba.

O Uberaba Digital foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta. Atualmente, existem duas antenas transmissoras de sinal via wi-fi funcionando na região, com mais de 800 cadastrados e potencial para atingir cerca de 17 mil moradores.

Para conferir o vídeo na íntegra acesse www.globalforum.com.br. Mais detalhes sobre a Rede de Participação Política pelo www.participacaopolitica.org.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR