A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i), assinou na sexta-feira (26) um acordo de transferência de conhecimento e tecnologia com um dos mais importantes centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Europa, o Instituto Fraunhofer, que conta com um vasto portfólio de patentes depositadas. A mais conhecida é a tecnologia que deu origem ao MP3, o formato de áudio mais popular do mundo. Além de promover cursos e trocar experiências com os empresários e pesquisadores, a parceria com a Fiep ainda prevê, para os próximos anos, a implantação de um laboratório tecnológico do instituto alemão, no Cietep.
A parceria com o Instituto Fraunhofer começou a ser desenhada em 2010 e, segundo o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo, havia grande expectativa por parte da Federação, e também dos empresários paranaenses, para a formalização do acordo. “Essa é uma importante parceria para o setor produtivo do estado. O Instituto Fraunhofer desenvolve pesquisas e testes laboratoriais em diferentes setores da indústria, com alta tecnologia e um time de pesquisadores do mais alto nível. Tudo isso agora está a disposição dos empresários paranaenses.”, destaca.
O convênio assinado é para troca de experiências entre os dois países, por meio das duas instituições. Segundo o membro do conselho de administração do Instituto Fraunhofer, Frank Wagner, essa parceria deverá trazer importantes avanços para as pesquisas realizadas pelo instituto em diversas áreas. “Nós vamos trazer todo nosso potencial tecnológico e de pesquisa para dividir com os empresários do Paraná. Mas temos a certeza de que também vamos aprender muito com eles. Aqui há empresas com grande potencial tecnológico, como a Bematech e a Positivo Informática”, ressalta.
Inovação de baixo custo
Uma das linhas de pesquisas mais recentes do Instituto Fraunhofer é a chamada Low Cost Innovation (Inovação de Baixo Custo). Esse foi o tema que o executivo do instituto, Frank Wagner, apresentou em um workshop realizado para empresários. A inovação de baixo custo, segundo Wagner, é um grande desafio na Europa. “A indústria europeia fabrica produtos caros, com alto valor agregado. Reduzir os custos é um grande desafio e, no atual momento econômico global, isso se faz ainda mais necessário”, explica.
Durante o workshop, os empresários participantes se dividiram em grupos para pôr em prática a primeira troca de experiência com o instituto alemão. “O objetivo do Low Cost Innovation é a redução de custo e uma das características é a redução do tempo de desenvolvimento. Então propomos aos grupos o desenvolvimento de um plano de negócios para uma bicicleta elétrica. E os resultados foram bastante impressionantes”, comenta Wagner.
Ao final do workshop foi possível perceber a importância dessa troca de experiência. Para o diretor geral da Inforline Móveis, Luiz Fernando Tedeschi, a ferramenta apresentada no workshop poderá ser imediatamente aplicada na empresa, que está começando a implantar a gestão da inovação. “Estamos dando os primeiros passos para ter uma cultura de inovação em todos os nossos processos. O apoio do C2i, com consultorias e a promoção de eventos como este fará toda a diferença no processo de desenvolvimento sustentável dos nossos negócios”.
O Centro Internacional de Inovação (C2i) da Fiep foi criado em 2009 com o objetivo de promover a inovação no Paraná. Em apenas dois anos de atividade, o C2i já atraiu centros de P&D de diversos países e ajudou empresas de todos os tamanhos na implantação da gestão da inovação. “O objetivo do C2i é levar a inovação de forma rápida e prática para aumentar a competitividade das empresas do Estado. Com a assinatura desta parceria, estamos dando mais um passo para trazer o que há de melhor em inovação no mundo”, finaliza Cassapo.