A reconhecida expertise do Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) resultou no convite para dois importantes eventos globais na área da inovação, onde a entidade teve oportunidade de apresentar o trabalho que vem desenvolvendo junto às empresas do Paraná e do Brasil.
No último dia 09 de setembro, o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo, esteve em Bogotá, na Colômbia, onde participou da Conferência Internacional sobre Política Tecnológica e Inovação (ICTPI), evento que já está na sua 13ª edição e que este ano discute as políticas públicas que devem ser encampadas na área da inovação para colocar o país em uma rota de desenvolvimento e prosperidade.
Segundo Cassapo, a Colômbia, como todo país emergente, reconhece que a inovação é a chave para o desenvolvimento. “O governo colombiano está lançando suas primeiras políticas públicas na área de inovação, nesse contexto, deseja saber quais são as boas práticas mundiais na área de aproximação universidade empresa, fomento, subvenção, políticas fiscais e outros temas.”, afirma.
Na ocasião o presidente da Colômbia, Juan Manoel Calderon, destacou a importância de um evento desta natureza, e a importância da inovação como alavanca para o desenvolvimento de toda sociedade. Diversos países participaram o ICTPI, o único representante do Brasil na conferência foi o C2i.
China – A convite do Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal) de Shanghai, órgão ligado às Nações Unidas cuja representação na América Latina está sediada na Fiep, em Curitiba, o C2i viajou à Shanghai, na China, onde participou da Global CEO Conference, evento que reúne os CEO´s (Chief executive officer, ou diretor geral) de grandes empresas do planeta, que discutem na ocasião inovação, tecnologia e novas oportunidades de crescimento. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de setembro.
No primeiro dia da conferência o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo apresentará o trabalho da Fiep como alavanca para inovação, desenvolvimento sustentável e busca por energias renováveis. Para ilustrar a apresentação ele utiliza três casos emblemáticos de pequenas e médias empresas do Paraná consideradas inovadoras: Ângelus Produtos Odontológicos, de Londrina; Akiama, empresa de persianas de Apucarana e Prati Donaduzi, da área de medicamentos localizada em Toledo. “Elas estão crescendo de forma muito rápida e o crescimento é baseado em inovação.”, afirma Cassapo. Segundo ele, estas são empresas referência em inovação. “A nova economia exige das organizações que tenham competitividade e sustentabilidade.”, afirma.