Criar uma miniempresa a partir de estudo de mercado e envolvendo todos os aspectos de negócio foi o desafio enfrentado por 875 jovens estudantes paranaenses, participantes do Programa Miniempresas, desenvolvido pela Organização Junior Achievement – Paraná. O desafio foi cumprido durante o ano e nesta quarta-feira (28) foi realizada a formatura das 27 miniempresas formada pelos alunos. Mais de 2 mil pessoas participaram do evento, entre empresários, executivos, voluntários, amigos e familiares dos alunos.
Uma feira com a exposição dos 27 produtos fabricados pelas miniempresas foi montada no local. “Esse é um momento muito especial porque revela a criatividade e empreendedorismo dos jovens. Tenho certeza que o futuro dos negócios está entregue em boas mãos”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que foi eleito patrono dos formandos deste ano.
A Junior Achievement é uma organização mundial, mantida por empresas, que atua para despertar o espírito empreendedor dos jovens. No Paraná, a organização tem 30 empresas mantenedoras e conta com o apoio do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná.
Para a estudante Gabrielle Andrade, de 15 anos, participar do desafio das miniempresas representou um amadurecimento pessoal e profissional. “Fui a presidente da nossa miniempresa. Durante o desafio, enfrentamos diversas situações, aprendemos a lidar com problemas e soluções e também com pessoas”, disse ela. A estudante também descobriu a preferência pela comunicação e revelou que quer seguir carreira profissional na área. “Já decidi até o que vou cursar na faculdade: Publicidade e Propaganda”, conta.
Durante o programa Miniempresas, os jovens vivenciam todos os aspectos de negócio, como a formação de equipe de diretores, escolha do produto, fabricação e venda, além de marketing e propaganda e pagamento de impostos (doações a entidades sociais). A construção do conhecimento e a orientação para a superação de desafios entre os jovens também contou com o auxílio de voluntários. Neste ano 125 profissionais estiveram disponíveis para acompanhar os jovens na jornada das miniempresas.
A pedagoga Ivonete Santos foi uma das voluntárias nesse processo. Segundo ela, o retorno da ação é muito positivo para ambos os lados. “Gosto muito de realizar essa orientação com os jovens. Aprendemos muito com eles. Vivenciamos os desafios e comemoramos juntos cada atividade superada e metas e objetivos conquistados”, conta ela.
Para o diretor Executivo da Junior Achievement no Paraná, Fabrício Campos, um dos diferenciais do programa é a participação dos voluntários. “Profissionais com experiência no mercado compartilham como os jovens o que já viveram durante a vida profissional e orientam como superar desafios”, disse. As 30 empresas paranaenses mantenedoras do programa também disponibilizam seus profissionais para orientar os estudantes. “São pessoas com experiência significativa no mercado de trabalho, orientado jovens empreendedores”, revelou.
No Paraná – Atualmente 30 empresas são mantenedoras da Junior Achievement Paraná, entre elas a Volvo, Grupo Boticário, Gerdau, entre outras. Até o final deste ano a Junior Achievement pretende atingir 100 mil estudantes em todo o estado, através de diferentes programas, como “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Introdução ao Mundo dos Negócios”, “Nossa Região”, “Economia Pessoal”, “Vamos Falar de Ética” e outros. Desde 2003 a Junior Achievement Paraná já beneficiou cerca de 270 mil estudantes.