Alunos da primeira turma do projeto “Profissão em Ação” receberam nesta quarta-feira (5) o certificado de conclusão do curso de ajudante de oficina mecânica. O projeto é uma iniciativa do Sesi, do Senai e do IEL Paraná e o curso foi realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos (Sindirepa-PR).
A solenidade de formatura foi no auditório do Senai Boqueirão, em Curitiba. O “Profissão em Ação” atende a trabalhadores em situação de desemprego. Os alunos tiveram 160 horas de curso, somando a qualificação profissional, ministrada pelo Senai, e a formação cidadã, do Sesi. Ana Paula Barbosa, de 33 de anos, fez parte desta primeira turma e destaca a prática da formação. “A experiência e conhecimento que adquirimos no curso foi excelente”, disse a formanda, que pretende continuar com a qualificação profissional.
Os alunos foram selecionados pela Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. O IEL Paraná fez a seleção dos candidatos, que necessitam ter ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos e ser beneficiários do seguro-desemprego.
O próximo passo é a busca da inserção dos alunos no mercado de trabalho, através da união de esforços entre a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego e do Sindirepa. “Com o “Profissão em Ação” aceitamos o desafio de incentivar novos cidadãos para o crescimento e desenvolvimento profissional”, disse o Wilson Bill, presidente do Sindirepa.
O sindicato, em conjunto com a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, fará o encaminhamento dos profissionais para a realização entrevistas de emprego em diversas empresas do setor, de acordo com o perfil de cada um.
Além da área automotiva, estão previstos cursos, dentro deste projeto, para as áreas de metalmecânica, construção e têxtil e vestuário.
“Nossa missão é a inclusão social por meio do trabalho e esse projeto do Sesi, Senai e IEl, que forma a primeira turma, vem se somar ao esforço”, disse Maria José Rossetti, da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. Segundo ela, a secretaria irá atuar para garantir oportunidades de emprego para os formandos.
Para o diretor do Sesi-PR, José Antonio Fares, a formação de novos profissionais, com a possibilidade de inserção imediata no mercado de trabalho é um desafio possível através da união e parceria do Sistema Indústria, sindicatos e Governo do Estado. “Qualquer iniciativa valiosa no processo de construção da cidadania e bem estar social só pode ser realizada, na sua plenitude, através da união de atores sociais, como o governo, entidades representativas e voltadas a educação”, disse Fares.
Para a gerente de Educação do Sesi, Regina Berbetz, a formação educacional do Sesi/Senai e os parceiros são os responsáveis pelo sucesso da iniciativa. “A participação de sindicatos no projeto é muito importante. Eles são atores fundamentais na intermediação entre Secretaria do Trabalho e empresas para a garantia da experiência profissional dos alunos”, disse.
“A formação cidadã, aliada a teoria e prática exigidas no mercado de trabalho são os focos da preparação dos profissionais do Profissão em Ação”, destacou a gerente de Educação Profissional do Senai, Rosane Lara.
Para Luiz Carlos de Mello, de 37 anos, a oportunidade se traduz em novas perspectivas de carreira. “No momento estou atuando na área de vigilância e segurança, mas estou no aguardo de uma nova oportunidade de emprego, na área que mais gosto, que é a mecânica”, contou. Segundo ele, tendo condições financeiras, o próximo passo é a formação técnica no Senai.
Dener de Oliveira, de 22 anos, terminou o curso e já está trabalhando na área. Segundo ele, a formação ajudou a adquirir novos conhecimentos para encarar os desafios que envolvem o dia-a-dia da atuação na área automotiva. “A parte prática e conteúdos vistos em sala de aula ajudou muito na compreensão das atividades e análise do ambiente profissional, que são neste momento as oficinas automotivas”, finalizou.