Deputados recebem jovens do projeto Vigilantes da Democracia

Estudante criticou o comportamento de alguns parlamentares em Plenário: "Achei que fosse uma coisa mais organizada e com uma troca de ideias mais democrática"

Alunos do Colégio Estadual Paulo Leminski, de Curitiba, conheceram na tarde desta quarta-feira (5) o trabalho dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os estudantes fazem parte do projeto Vigilantes da Democracia na Escola, realizado pela Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Desde o dia 14 de setembro, estes adolescentes estão participando de oficinas com foco na educação política, coordenadas pelos pesquisadores – alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – que monitoram o trabalho de 89 políticos por meio do portal Vigilantes da Democracia, mantido pela Rede de Participação Política.

Confira vídeo.

A visita começou pelo gabinete do deputado Tadeu Veneri (PT), que segundo a vigilante Danielle Rodrigues é um dos escolhidos pelos alunos para ser monitorado. “Outros parlamentares do Estado também estão sendo monitorados, porém, o deputado Tadeu Veneri atendeu prontamente nosso pedido de visita ao gabinete e para esclarecer dúvidas”, diz Danielle.

O petista, por sua vez, enalteceu a iniciativa dos Vigilantes da Democracia na Escola, pelo fato de aproximar os jovens do seu papel de cidadão fiscalizador. “Gosto de citar uma frase do Frei Beto: ‘político é como feijão de panela, só funciona sob pressão’. E é com a fiscalização da população que, nós políticos, podemos fazer a diferença. A Assembleia tem um orçamento muito alto e, por isso, deve funcionar com excelência. E para isso dependemos da pressão popular”, frisou Veneri.

O estudante Rafael de Ângelo, 17 anos, aprovou o encontro na ALEP. Na opinião dele, as oficinas estão sendo importantes para prepará-lo para escolher melhor os seus candidatos, já que no próximo ano votará pela primeira vez nas eleições. “Agora entendo melhor as atividades de cada parlamentar e vou poder ter acesso às propostas pela internet com muito mais propriedade”, revela.

No entanto, Rafael criticou o comportamento de alguns parlamentares em Plenário. “Achei que fosse uma coisa mais organizada e com uma troca de ideias mais democrática. Enquanto um deputado estava apresentando uma proposta, alguns estavam no celular ou conversando”, disse.

Durante a sessão plenária, a deputada cantora Mara Lima (PSDB) também recebeu os alunos para um bate-papo informal. Ela destacou os pontos principais de seus projetos de educação. “Tenho trabalhado para honrar meus eleitores, através de projetos para a família, a mulher e para a educação. Penso que o trabalho junto ao Governo do Paraná tem dado resultado, como o repasse de R$ 150 milhões para a educação, direto aos municípios, que poderão investir nos pontos que apresentarem mais carência”, cita a deputada.

O Relações Públicas da Casa, Josiel Ribeiro, e o Chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Medeiros, esclareceram dúvidas dos jovens sobre o funcionamento das comissões legislativas. “As visitas na ALEP vem aumentando a cada ano, gostamos de receber os jovens, pois podemos aproximar a vida política de mais pessoas”, salienta Ribeiro.

Na opinião do professor Carlos Eduardo Favoretto, que leciona sociologia e acompanhou os alunos, as oficinas de formação política do projeto Vigilantes da Democracia na Escola são muito importantes por ampliarem a cidadania desses jovens, ainda em formação. “Para eles, antes das oficinas, a política estava longe, apenas aqui no Centro Cívico. Agora, eles percebem que a política está na relação diária. Que podem interagir com os políticos pela internet e também vindo aqui na Assembleia. Eles estão percebendo que a política é uma ferramenta de cidadania”, ressalta Favoretto.

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