Senai abre as portas para receber estudantes, empresários e a comunidade

A educação profissional e os serviços de apoio às indústrias, serão apresentados no evento Senai Casa Aberta, de quinta-feira a sábado (20 a 22)

O Senai Paraná realiza de quinta-feira a sábado (20 a 22), em todo o Estado, a terceira edição do Senai Casa Aberta, evento que vai mostrar aos estudantes, empresários e comunidade em geral os programas de educação profissional e os serviços ofertados pela entidade às indústrias.

A iniciativa é do Senai Nacional e a previsão é que as unidades do Senai de todo o País recebam mais de 500 mil pessoas. No Paraná são esperadas mais de 40 mil pessoas nas 33 unidades, que abrirão suas portas com programação especial focada na educação profissional de qualidade.

Haverá uma série de atividades para orientar os jovens a escolherem uma profissão ou estimular a qualificação ou requalificação de profissionais que já estão no mercado. Serão ofertadas visita orientada para estudantes, palestras sobre orientação profissional, palestras técnicas, minicursos e oficinas abordando as diversas ocupações industriais e o mercado de trabalho, entre outras ações.

O Sesi-PR é parceiro no evento e levará atrações culturais e palestras sobre saúde e segurança no trabalho e esporte e lazer.

Excelência – A qualidade do ensino ofertado pelo Senai foi confirmada pelos resultados alcançados no WorldSkills, o maior torneio de formação profissional do mundo, que aconteceu na última semana, em Londres. O aluno do Senai-PR, Gabriel D’Espíndula, conquistou a medalha de ouro na modalidade Eletrônica Industrial.

No geral, os 23 alunos do Senai, de diversos Estados, que participaram da competição, colocaram o Brasil  em segundo lugar, atrás apenas da Coreia do Sul. Eles trouxeram  seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, além de dez certificados de excelência.

Outro dado que confirma a excelência do Senai na educação é a taxa de empregabilidade dos egressos. Dos alunos que fizeram curso técnico, 89,89% conseguem uma colocação no mercado de trabalho após o termino do curso. Para os cursos de aprendizagem, essa taxa é de 65,10%.

Ainda neste ano, o Senai-PR poderá ofertar mais de 3.800 vagas gratuitas para qualificação profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- Pronatec, que atenderá alunos indicados pela Secretaria Estadual da Educação. O projeto ainda tramita no Senado Federal.

Programação – Em todas as unidades, alunos de escolas públicas e particulares poderão conhecer as estruturas e laboratórios do Senai, através de visitas guiadas.

Além das palestras, Mostras Tecnológicas, visitas guiadas e minicursos sobre diversos temas, atividades culturais como teatro, música e dança, cada unidade preparou uma programação especifica.

A programação completa pode ser conferida no site www.senaicasaaberta.com.br. Confira as atividades em cada região.

Curitiba e Região Metropolitana

O Senai Casa Aberta acontece nas unidades do Cietep, Boqueirão e CIC (capital), em Araucária, Campo Largo, Paranaguá, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro e São José dos Pinhais.

No Senai CIC e em Paranaguá, dia 20, e em Quatro Barras , dia 21, haverá um café da manhã com empresários que discutirá o licenciamento ambiental e ensaios laboratoriais.

Quem visitar a unidade do Senai CIC, poderá participar de uma série de minicursos na área de alimentos, como panificação, elaboração de iogurte caseiro, biscoitos confeitados, cuque e pizza. Nos dias 20 e 21, haverá uma série de palestras com foco em saúde e segurança, cuidados posturais e pilates

No Senai Cietep, acontece a Mostra Tecnológica – Conhecendo o Computador. Também está programado o minicurso sobre configuração de rede wireless.

Em São José dos Pinhais, haverá palestras sobre empreendedorismo, moradias sustentáveis, mercado de trabalho e orientação profissional. Em Rio Branco do Sul, dia 22, haverá atividades com foco na saúde, ofertadas pelo Sesi.

Em Campo Largo, a comunidade poderá participar de palestras sobre qualidade de vida e saúde e segurança no trabalho.

Campos Gerais

As ações acontecem nas unidades de Ponta Grossa, União da Vitória, Telêmaco Borba, Guarapuava e Irati.

Dia 20, em Irati e Guarapuava haverá um café da manhã com os empresários. Quem visitar a unidade do Senai de Irati poderá conferir a exposição das oficinas dos alunos do Colégio Sesi e a exposição dos projetos da Mostra Inova.

Já no Senai Guarapuava acontece, dia 21, palestras sobre Processos de Metalização e Empregabilidade.

O Senai Telêmaco Borba realizará sua 1ª Sipat durante o Senai Casa Aberta. Será dia 19 e contará com palestras sobre segurança do trabalho, motivação e superação, direção defensiva, importância da segurança, vícios, drogas e alcoolismo.

No Senai Irati, dia 21, haverá uma série de atividades com foco na saúde, segurança e lazer. Em Guarapuava, dia 22, haverá medição de pressão, informações sobre saúde e bem-estar e espaço recreativo.

Região Norte

As ações acontecem nas unidades de Apucarana, Arapongas, Londrina e Santo Antônio da Platina.

Em Apucarana, dia 20, haverá um encontro e jantar para empresários, com apresentação do Senai Empresas e certificação de pessoas.

Quem visitar a unidade de Apucarana poderá participar, dia 20, de um minicurso sobre desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone, e, dia 21, de um minicurso de mecânica automotiva básica para mulheres.

Já em Arapongas, acontece dia 22 uma série de palestras sobre manutenção de computadores, saúde e segurança, eletricidade predial, logística e construção civil.

No Senai Arapongas, dia 22, haverá aferição de Pressão e IMC, pintura em crianças, cama elástica, balão pula-pula, piscina de bolinha.

Região Noroeste

As ações acontecem nas unidades de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte e Maringá.

Em Maringá, dia 20 e 21, acontecem minicursos sobre Eletricista Predial e Mecânico de Motocicletas. No Senai CTM haverá oficinas de reciclagem de plásticos, costura industrial, modelagem industrial, logística e automação pneumática.

Quem visitar a unidade de Paranavaí poderá acompanhar a Mostra de profissões e palestras técnicas sobre as áreas eletroeletrônica, informática, segurança do trabalho, automotiva, têxtil e vestuário. Dia 22 acontece o Dia do Egresso, com café da manhã com alunos concluintes dos cursos Técnicos e de Aprendizagem do Senai e apresentação de cases de sucesso.

Já em Cianorte, o encontro de egressos acontece dia 20, reunindo ex-alunos dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Eletrotécnica e Aprendizagem Profissional em Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial, Confecção Industrial e Eletrotécnica Industrial.

No dia 20, em Umuarama, os empresários poderão participar da palestra “SENAI Empresas: 8’S – Organização do Ambiente de Trabalho”.

No Senai Umuarama, dia 21, acontece o “Palco de Talentos”, com apresentação das oficinas de dança e teatro do Colégio Sesi. No mesmo dia haverá uma palestra sobre os aspectos legais e prevencionistas para empresas regidas pela CLT.

Região Oeste e Sudoeste

As ações acontecem nas unidades de Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, cascavel, Ampére, Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos e Palmas.

Em Cascavel, a programação contempla uma série de palestras. Dia 20, serão abordados temas como nexo técnico epidemiológico e ações regressivas. Já dia 21, os temas serão gestão da qualidade na indústria de alimentos, programa de eficiência energética, e inspeção ambiental veicular.

Em Dois Vizinhos, dia 20, haverá uma palestra para os empresários sobre inovação. Também dia 20, acontece em Ampére um encontro com empresários e o seminário de design indústria – práticas de sucesso, que apresentará cases de sucesso e inovações.

Quem visitar a unidade de Palmas poderá participar de palestras sobre mercado de trabalho e conhecer os cursos ofertados pelo Senai e a metodologia do Colégio Sesi.

Em Pato Branco, dia 20, haverá apresentação de cases sobre ergonomia, proteção de máquinas e inovação na indústria. Dia 22, acontece o Colégio Sesi Portas Abertas, que mostrará à comunidade as atividades e metodologia do Colégio.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR