Engenheiro Beltrão sedia 1º Fórum Cidades Digitais da Região Noroeste

Evento nesta quarta-feira (19) pretende reunir prefeitos, vereadores, empresários e sociedade em geral para debater o fomento à inclusão digital na região por meio da distribuição gratuita do sinal de internet

A Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), inicia nesta quarta-feira, dia 19, em Engenheiro Beltrão, uma série de Fóruns de Cidades Digitais no Estado, com o objetivo de estimular o surgimento de localidades que oferecem o sinal gratuito de internet à população. Compreendendo a região Noroeste do Paraná, o evento, que será realizado no Centro de Formação Nossa Senhora das Graças (Rua Manoel Ribas, térreo do Edifício Pe. Aloisio Jacob), das 14 às 18 horas, abrangerá os municípios que integram a COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br.

A cidade de Engenheiro Beltrão, anfitriã do 1º Fórum, é destaque quando se fala em distribuição de internet gratuita. Localizada há 25 quilômetros de Campo Mourão, tornou-se exemplo de inclusão digital entre os 25 municípios da COMCAM. Com aproximadamente 14 mil habitantes, o município foi o primeiro a disponibilizar o sinal gratuito de internet para a população, por meio da Lei 1637/2010, e entrar para o grupo conhecido como Cidades Digitais.

Inaugurado em março de 2010, o sistema, chamado de EBonline, possui atualmente 1.000 usuários cadastrados. “O sinal gratuito para toda a população beltrãoense é um investimento realizado diretamente na vida do cidadão e abrange todas as faixas etárias, favorecendo tanto aluno e o professor que utilizam a internet como meio de pesquisas e estudos quanto os comerciantes, industriários, trabalhadores em diversos setores econômicos e também os agricultores, que podem acompanhar a alteração de preços e meteorologia”, destaca o prefeito Elias Lima (PR).

Além de Engenheiro Beltrão, o segundo município da região da COMCAM a implantar um projeto de cidade digital foi Boa Esperança.

Segundo o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, a intenção é que até o primeiro trimestre de 2012 sejam realizados fóruns regionais contemplando todas as cidades do Paraná, reunidas em suas microrregiões. Os eventos surgem como desdobramentos do 3º Congresso da Rede de Participação Política, realizado no dia 14 de setembro de 2011, em Curitiba, e que reuniu cerca de 300 pessoas, de 60 municípios. Os participantes acompanharam, ao longo do dia, exposições de especialistas, de representantes dos governos federal e estadual e de prefeitos que apresentaram experiências bem sucedidas de inclusão digital. A ideia foi apontar as ferramentas necessárias para a implantação de cidades digitais.

Participaram do Congresso a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, o diretor geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Jamil Abdanur, e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), entre outros. “Como é de suma importância a presença destes segmentos na discussão e fomento da proposta, as parcerias seguem nos fóruns com o propósito de se continuar levando subsídios e cooperando a fim de transformar o Paraná num Estado em que todos os municípios sejam transformados em Cidades Digitais”, reforça Marinho.

O prefeito de Engenheiro Beltrão ressaltou a importância do fórum da próxima quarta no fomento ao desenvolvimento de toda a região. “Como Engenheiro Beltrão é pioneira na inclusão digital na região, sabemos da importância deste fórum de discussões visando com que toda região possa também fazer parte da era digital, oportunizando a todos os cidadãos o acesso a todas as informações disponíveis na internet”, disse ele.

O próximo Fórum de Cidade digital será realizado em Curitiba, na sexta-feira, 21, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). Nos Campos Gerais, o encontro será em Tibagi e está marcado para o próximo dia 25. No Norte, cuja cidade-polo é Londrina, e no Oeste do Estado, os encontros acontecerão em novembro, no município de Pitangueiras e Cascavel, respectivamente.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR