Inclusão – Com o objetivo de apresentar subsídios necessários para a implantação de projetos voltados à inclusão digital, com o fornecimento do sinal gratuito de internet à população, será realizado nesta sexta-feira, 21, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), a partir das 13h30, o Fórum Regional de Cidades Digitais de Curitiba e Municípios da Região Metropolitana.
Organizado pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o evento desta sexta, que irá reunir prefeitos, vereadores e sociedade em geral, conta com o apoio da ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e abre uma série de Fóruns Regionais de Cidades Digitais que serão realizados pelo Estado. O próximo acontecerá na terça-feira (25) em Tibagi, abrangendo os municípios que integram a AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais). “Por meio de projetos de cidades digitais abrem-se inúmeras possibilidades de desenvolvimento dos municípios, além de incluir digital e socialmente muitos cidadãos que não têm condições de pagar por esse serviço”, destaca o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho.
No fórum de Curitiba e RMC serão tratados temas como Linhas de Financiamento, com a apresentação do advogado técnico da Diretoria Financeira do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Alaor Valente Neto, e Planejamento Estratégico de Informações Municipais para Cidade Digital, que será apresentado pelo professor da PUC-PR, Denis Alcides Rezende. Também participa do encontro o Secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba (SMAM), Horácio Monteschio. Além deles, a analista organizacional da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e responsável pelo Programa “Telecentos” na Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos (SMAM), Beatriz Barreto Lanza, irá falar sobre o Programa de Inclusão Digital e Social do Governo do Estado.
Durante o Fórum desta sexta serão mostrados casos bem sucedidos no Estado, de municípios que estão melhorando seus índices de desenvolvimento por meio da implantação de projetos de cidades digitais. Com foco na Educação, os prefeitos Elias de Lima, de Engenheiro Beltrão, e Sinval Ferreira da Silva, de Tibagi, apresentam as iniciativas implementadas em suas localidades e que estão revolucionando o método de ensino.
Além da ASSOMEC, apoiam o fórum desta sexta entidades como Caciaspar (Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Sudoeste do Paraná), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (ACAMPAR), além da Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos (SMAM).
O superintendente da FACIAP, Márcio Vieira, destacou a importância da inclusão digital para que se “crie um ambiente mais competitivo para as pequenas e médias indústrias”. “Falar de Cidade Digital é falar também de inclusão produtiva, dar condições para que os empreendedores ou aqueles que desejam tornar-se um tenham uma ferramenta que possibilite ampliar o seu negócio, tendo acesso à informação, ao mercado globalizado, podendo divulgar e comercializar seus produtos. Isso gera renda e permite a manutenção de empregos no âmbito local. Nosso grande desafio é a convergência de ações para incluir as pessoas nesse cenário globalizado”, diz Vieira.
As inscrições para os Fóruns Regionais de Cidades Digitais são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br