
Centenas de pessoas participaram no sábado (21) do Justiça no Bairro, projeto que facilita o acesso da população à justiça. Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), que faz parte do Sistema Fiep, prestaram assistência jurídica gratuita para a população no local. O evento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com o exército brasileiro e apoio da Prefeitura Municipal.
Em estruturas montadas no parque São José dos Pinhais, os mais de 85 alunos e professores voluntários da Famec concluíram cerca de 230 atendimentos consensuais, que foram resolvidos com acordo entre as partes envolvidas. Os casos foram finalizados, com sentença judicial homologada e mandados emitidos no local.
A coordenadora do projeto Justiça no Bairro, Desembargadora Joeci Machado Camargo, agradeceu o apoio e a participação dos acadêmicos. “Com a colaboração da Famec entregamos à população carente a prestação jurisdicional célere, eficiente e efetiva”, disse.
Outros atendimentos também foram direcionados para resolução no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da Famec devido à falta de documentos necessários dos envolvidos no atendimento. O NPJ presta assistência jurídica para a população carente de São José dos Pinhais e os atendimentos são feitos pelos próprios alunos de Direito, orientandos pelos professores.
Para o estudante de Direito, Allan Douglas Smaniotto, programas como o Justiça no Bairro são grandes oportunidades para os alunos. “Nesta experiência podemos aprimorar e humanizar nossos conhecimentos ao nos depararmos com a demanda reprimida que a população enfrenta diariamente na busca da justiça”, disse ele.
Smaniotto também destacou a realização pessoal pela participação. “Além do conhecimento agregado, a satisfação por fazer, de alguma forma, a diferença na sociedade, é incalculável”, finalizou.
“Os trabalhos desenvolvidos agregaram valores éticos, morais e, acima de tudo, profissionais aos nossos acadêmicos”, relatou o coordenador do NPJ, professor Antonio Sbano Junior.
Segundo o coordenador do curso de Direito, João Carlos Adalberto Zolandeck , a prática pedagógica baseada em problemas sociais tem sido cada vez mais constante na vida dos alunos e professores da Famec. “Ações de cunho social e assistencial permitem o contato com a realidade e ao mesmo tempo com a prática profissional, refletindo positivamente na formação técnica e humana do futuro bacharel”, afirmou.
O próximo “Justiça no Bairro” já tem data e local marcados. O evento acontece no dia 16 de junho, na Rua da Cidadania do Carmo, em Curitiba, e contará novamente com o apoio dos acadêmicos do curso da Famec.