O curso de Bacharelado em Direito das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Para chegar neste conceito, diversos quesitos foram avaliados, entre eles, a qualidade das atividades acadêmicas do curso, o corpo docente, corpo técnico e administrativo, organização didático-pedagógica, infraestrutura, entre outros. A última avaliação aconteceu em 2011, ano no qual o curso recebeu nota 4.
“Esse resultado está atrelado à missão das Faculdades, que é oferecer um ensino de qualidade para os estudantes e colaborar com o desenvolvimento da sociedade e das empresas e indústrias brasileiras”, disse o gerente executivo do IEL no Paraná, Eduardo Vaz.
A graduação em Direito teve sua primeira turma formada em 2008 e atualmente conta com 400 alunos matriculados. “O curso de Direito nas Faculdades da Indústria detém uma das melhores matrizes curriculares do Brasil e está fortemente atrelado ao Direito empresarial, incluindo disciplinas que trabalham a gestão, o empreendedorismo, a contabilidade aplicada, economia e negócios, além de arte e cinema”, destacou o coordenador do curso de Direito, João Carlos Zolandeck. Na graduação, o aluno é desafiado a interpretar, criar e inovar, por meio de metodologias ativas de aprendizagem.
Para aliar ainda mais teoria e prática, o curso também oferece assistência jurídica gratuita para moradores de São José dos Pinhais. O serviço é realizado pelos próprios alunos, orientados pelos professores. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), localizado na região central do munícipio, conta com um tribunal de arbitragem e uma câmara de negociação e mediação e atende pessoas que não tem condições de pagar por serviços na área do Direito.
“O núcleo tem como objetivo disseminar a prática jurídica entre os acadêmicos, garantindo a excelência no ensino jurídico, além de beneficiar a população com um trabalho de qualidade e gratuito”, destacou o coordenador do curso, João Carlos Zolandeck. O curso também contempla uma disciplina voltada para atender as demandas de sustentabilidade, que é a de Direito e Gestão Sustentável das Profissões Jurídicas.
Outro diferencial é a realização anual da gincana jurídica. “Durante o evento, os alunos apresentam propostas de projetos de Lei para o Legislativo Municipal que podem beneficiar a sociedade, realizam campanhas, arrecadando donativos para instituições de caridade e têm contato com profissionais renomados da área do Direito”, conta. Os novos profissionais da área também podem continuar os estudos no Sistema Fiep. A Escola de Gestão da Indústria oferece o LLM em Direito Empresarial Aplicado, um dos cursos mais procurados em Curitiba e que oferece a possibilidade de dupla certificação com a Universidade de Steinbeis, da Alemanha.
Vestibular – Interessados em cursar Bacharelado em Direito em 2015 podem se inscrever no processo seletivo das Faculdades da Indústria até o dia 20 de novembro, no site www.faculdadesdaindustria.com.br.
Por Vanessa Dasko