Pontos fortes e a Gestão Humana

Joao Carlos Baptista De Sousa, professor da Faculdade da Indústria IEL, aborda a importância de destacar os pontos fortes dos profissionais na gestão de pessoas

Nesse mundo complexo, onde cada vez mais a exigência por qualidade e agilidade é um diferencial competitivo, torna-se necessário potencializar aquilo que fazemos muito bem.  A chave-mestra do alto desempenho (não somente no trabalho, mas na vida por completo) está na responsabilidade de enfatizar e destacar os pontos fortes de cada um, de cada pessoa com quem você se envolve no cotidiano da vida.

Quando as pessoas enfatizam os pontos fortes, há engajamento para continuar em frente, aumentar o potencial e exercer a essência por completo. Ao mesmo tempo, quando gestores evidenciam os pontos fortes de seus colaboradores, é possível fazer uma grande diferença na conquista de resultados da equipe. Recentemente a pesquisadora Michelle McQauid fez um estudo com mais de mil executivos e identificou que mais de 65% deles preferem um chefe melhor a um aumento salarial. E neste ano foi divulgado por meio da VIA Institute on Character uma pesquisa, a The 2015 Strengths At Work. Entre os vários assuntos levantados, o que mais chama atenção é a intensidade do engajamento do profissional nas suas atividades quando os pontos fortes do mesmo são reconhecidos e valorizados pelo seu líder.

Quanto maior o reconhecimento e valorização dos pontos fortes de uma pessoa, maior seu engajamento. O estudo da pesquisadora McQauid indica que em uma empresa com uma cultura proativa em enfatizar os pontos fortes dos colaboradores, 71% dos entrevistados sentem-se envolvidos e energizados pelo trabalho. Mais de 2/3 da equipe dedica-se de forma convicta em alcançar o sucesso organizacional. Isto é incrível.

As organizações já começaram a notar a importância de ter uma Gestão Estratégica Humana, preocupando-se com questões importantes da individualidade. Obviamente que é primordial corrigir e eliminar situações ruins de comportamento dentro de um grupo, porém é necessário potencializar os pontos fortes, os talentos dos colaboradores. O departamento de Recursos Humanos tem um grande desafio no contexto atual de mercado, deixando de ser um executor de operações de RH, para ser o ator principal na condução e desenvolvimento de equipes.

Os principais resultados observados em uma empresa que usa essa abordagem estratégica é o engajamento intenso pelo trabalho executado, que contribui para o bem-estar e realização plena dos colaboradores, melhora do desempenho individual, melhora do clima organizacional e principalmente a descoberta de novos talentos.  Tudo isso irá contribuir na maximização de resultados efetivos. Mais pontos fortes: essa é a dica!

Por Joao Carlos Baptista De Sousa, Mestre em Administração e Professor da Faculdade da Indústria IEL

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR