Selo Clima Paraná: diferencial competitivo para a indústria

O Paraná deu mais um passo importante na busca por um modelo sustentável de desenvolvimento. Na última sexta-feira (6), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) certificou com o Selo Clima Paraná as primeiras oito empresas que, voluntariamente, tornaram públicas as informações sobre suas emissões de gases de efeito estufa. A […]

O Paraná deu mais um passo importante na busca por um modelo sustentável de desenvolvimento. Na última sexta-feira (6), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) certificou com o Selo Clima Paraná as primeiras oito empresas que, voluntariamente, tornaram públicas as informações sobre suas emissões de gases de efeito estufa.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) é parceira dessa iniciativa e teve papel importante na elaboração da resolução da Sema que regulamenta o registro público de emissões. Isso porque, para a Fiep, todo o setor produtivo deve assumir sua responsabilidade e se envolver de fato nas discussões e na busca por soluções para um futuro mais sustentável.

Nesse sentido, o reconhecimento por meio do selo é fundamental para conscientizar os empresários sobre a necessidade de redução da emissão desses gases. Além disso, as empresas participantes passam a ter um diferencial competitivo.

Inicialmente, oito empresas que se cadastraram na iniciativa foram contempladas com o selo, que é dividido por categorias – ouro, prata e bronze, de acordo com o nível de verificação dos dados. Dessas, quatro são indústrias: Dudalina, Klabin e Copel, que receberam o selo ouro; e IBQ Indústrias Químicas, contemplada na categoria bronze.

Além de toda a mobilização já feita até agora, a Fiep também faz parte do grupo de trabalho de revisão da resolução e quer ampliar os benefícios às empresas que informarem seus dados. A Federação trabalha ainda para criação de oficinas e seminários que debatam as mudanças climáticas e a necessidade de metas de diminuição do impacto ambiental.

Todo esse trabalho está em alinhamento com uma preocupação mundial em torno da questão das emissões de gases de efeito estufa. Para que se tenha uma economia de baixo carbono, novos acordos globais estão sendo discutidos com enfoque em resultados. A 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, será voltada justamente para encontrar soluções e exigir reduções concretas dos países.

Para saber mais sobre o Selo Clima Paraná e aderir ao registro público de emissões, as empresas devem acessar: http://www.meioambiente.pr.gov.br/

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR