Sesi atende mais de três mil pessoas no Bem Estar Global

Avaliação clínica de câncer de pele e orientações sobre alimentação saudável e saúde bucal foram alguns dos serviços oferecidos no evento

Durante o evento, o Sesi aplicou uma avaliação física rápida e completa, que detecta o índice de Aptidão Física do Bem Estar

Parceria entre o Sesi e a Globo, o Bem Estar Global, que aconteceu ao longo de toda a sexta-feira (26) no Parque São José, em São José dos Pinhais, não deixou ninguém sem informações sobre saúde: só as unidades do Sesi Paraná, como a unidade móvel do Cuide-se+ de prevenção ao câncer de pele, e os espaços de informações sobre alimentação saudável e saúde bucal, atenderam mais de 3 mil pessoas. Todos os atendimentos foram realizados gratuitamente.

“Essa parceria mostra que o Sesi pode promover o bem estar do trabalhador e a saúde como um todo. A saúde no Brasil está no limite. Temos índices altos de problemas como hipertensão, diabetes, que podem ser evitados com um trabalho de prevenção”, salientou a gerente de Segurança e Saúde do Sesi Paraná, Juliana Lacerda.

Só na unidade Cuide-se+ de prevenção ao câncer de pele, o número de atendimentos na parte da manhã superou o esperado pelo dia todo: mais de 120 das 8h às 12h – até o final da tarde, 267 pessoas foram avaliadas. Na unidade, foram realizadas avaliações de pele, com análise visual de lesões pré-existentes (como manchas e feridas). “Nosso objetivo é fazer um rastreamento de avaliações, já que o câncer de pele é o que mais acomete a população no mundo todo”, ressaltou a coordenadora do eixo de prevenção ao câncer do Cuide-se+, Fabiana Tozo.

Além do cadastro com dados básicos e orientações sobre como evitar o câncer de pele, o atendimento na unidade incluiu a avaliação clínica e o encaminhamento para biópsia de pele, quando necessário, para hospitais parceiros – em Curitiba, a parceria é com o Hospital Erasto Gaertner. Na unidade de odontologia, a população obteve orientação de prevenção ao câncer bucal, materiais de apoio sobe saúde bucal e kits odontológicos. Foram 249 atendimentos feitos pelo serviço.

Nutricionistas do Sesi falaram sobre alimentação saudável

A oficina “Quanto tem?” foi acompanhada atentamente por muitos visitantes – nutricionistas do Sesi demonstraram a quantidade de sal, açúcar e gordura em produtos ultraprocessados, e deram dicas sobre como se alimentar melhor. Ao longo de todo o dia, 696 visitantes ouviram a orientação das profissionais.

Bem Estar

O Sesi e a CNI também trouxeram ao evento uma avaliação física rápida e completa, que detecta o índice de Aptidão Física do Bem Estar – mais de 2 mil participantes realizaram o teste. Criado pelo professor de educação física da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo de Tarso, o teste dura, em média, cinco minutos, e mostra as condições físicas da pessoa com a verificação dos seguintes itens: relação altura/peso, relação cintura/altura, força manual, teste de sentar e levantar e condição aeróbica. Para idosos, também é feito um teste de flexibilidade. “A avaliação ajuda a pessoa a ter uma noção de como ela está e, com os índices, conseguimos fazer a indicação do que ela precisa fazer para melhorar, como quais são os exercícios físicos mais indicados, até orientar que ela deve procurar um profissional para mudar a alimentação”, explicou o professor.

O pizzaiolo Alessandro Guimarães, que realizou o teste de Bem Estar, ficou surpreso com a sua relação peso/altura. “Sabia que eu precisava perder peso, só não imaginava que fosse tanto. Foi um empurrão a mais para eu começar uma atividade física. Já vou começar a lutar Muay Thai na semana que vem”, contou.

O apresentador Fernando Rocha comandou o programa Bem Estar ao vivo de São José dos Pinhais (Foto: Luiz Renato Corrêa/RPC)

Essa foi a primeira edição do Bem Estar Global no Paraná – a parceria entre a Globo e o Sesi já ocorre há 23 anos. Ao longo do dia, além das orientações do Sesi, o evento realizou diversos serviços de saúde, além de promover shows, aulas de dança e alongamento. O programa “Bem Estar” foi transmitido ao vivo do local, com o apresentador Fernando Rocha.

About Author