Identificar oportunidades de inovação, que ampliam a visão de negócios, permitindo reposicionar produtos ou serviços e transformá-los em resultados para a empresa, com maior grau de acerto.
É para difundir essa metodologia, denominada Selfinova, que especialistas em Inovação elaboraram o livro “Selfinova – Metodologia para Elaboração de Planos de Inovação”.
Com 300 páginas e capítulos que apontam o Diagnóstico do Potencial de Inovação, fazem a Análise do Ambiente Competitivo, Capacitação e Aprendizagem, entre outros, a obra acaba de ser lançada virtualmente. “Foi a maneira encontrada pelos autores de compartilhar com toda a sociedade os novos conhecimentos desenvolvidos a partir do Programa Núcleo Paranaense de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi) no Paraná”, explica o engenheiro, professor e consultor em Gestão da Inovação Hélio Gomes de Carvalho, um dos autores do livro.
O consultor do Senai – Centro Internacional de Inovação André Luiz Turetta, que também participou da elaboração da obra, afirma que “o objetivo de produzir um livro que compile a metodologia desenvolvida pelo núcleo técnico do projeto, é disponibilizar instrumentos práticos para a inovação nas empresas, apoiar o acadêmico da área de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica, bem como compartilhar casos práticos e todo o aprendizado obtido pelo Senai, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), ao pilotar um projeto desta grandeza”.
Segundo ele, o Nagi articulou, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae, mais de 12 instituições de ensino, ciência e tecnologia em todas as regiões do estado, contou com mais de 30 pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e gerou mais de 400 novas ideias de produtos e negócios para o estado do Paraná.
Em tempos de instabilidade econômica, aumentar a competitividade e trazer mais lucro para as empresas com base em um portfólio de oportunidades de inovação pode ser a saída para o crescimento e a sobrevivência. “A inovação é fundamental para o aumento da competitividade das empresas. Para tanto, deve haver um processo sistemático e contínuo que permita à empresa se organizar e buscar incessantemente o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores. É para isso que o livro SelfInova busca contribuir”, analisa Gomes de Carvalho. Ele acrescenta que o Senai tem papel fundamental no auxílio ao desenvolvimento das oportunidades tecnológicas de inovação que a empresa pretenda desenvolver.
Participam ainda da autoria do Selfinova, os pesquisadores e consultores em Inovação, Marcia Beatriz Cavalcante, Luiz Márcio Spinosa e Ieda Tacla.
Para conhecer mais, acesse: http://selfinova.com.br/index.html