Coluna > Coluna semanal

Impeachment e o protagonismo do cidadão

O Brasil vive neste domingo, 17 de abril, com a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, um dos dias mais importantes de sua história recente. Em jogo não está um cargo político, mas o futuro do país. Há meses sofremos com uma verdadeira paralisia política, que vem causando profundos estragos em nossa estrutura econômica e social – tendo como seus aspectos mais cruéis o desemprego e redução da renda das famílias.

Em um momento tão importante, todo cidadão deve se posicionar. O processo de impeachment é um instrumento previsto na Constituição e, como bem reforçou o Supremo Tribunal Federal na última semana, está absolutamente dentro da legalidade. Agora, é preciso exigir de nossos parlamentares que o compromisso com o país esteja acima de qualquer interesse político-partidário ou pessoal. É fundamental que a população se mobilize e mostre claramente aos deputados que a sociedade está vigilante, cobrando soluções para que o Brasil resolva de uma vez por todas este impasse político e volte a encontrar o caminho do crescimento.

Por isso, a Fiep e todas as mais de 500 entidades integrantes do movimento “É hora de transformar o Brasil” estão apoiando as manifestações de rua que ocorrerão no Paraná neste domingo. Em Curitiba, a principal concentração será na Praça Santos Andrade, a partir das 14 horas. No local, serão instalados telões para que a população possa acompanhar a votação do impeachment que acontece no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Acreditamos que mais do que simplesmente resolver um impasse político que trava o país, o processo de impeachment que presenciamos deve servir para aumentar a consciência política de todo eleitor. É obrigação de qualquer pessoa mostrar sua insatisfação e cobrar dos representantes em quem votou uma posição condizente com os anseios da sociedade.

Precisamos, de uma vez por todas, que o cidadão seja protagonista da política brasileira. Que ele tenha uma participação ativa em todas as discussões que interferem nos rumos de seu país, de seu estado e de seu município. Uma participação que faça com que nossos representantes deixem de olhar apenas para o que acontece dentro dos palácios de governo, gabinetes ou plenários das casas legislativas e passem a olhar para as ruas, pautando suas decisões naquilo que é importante para a população.

Junte-se a nós neste movimento!
Data: Domingo, 17 de abril
Horário: A partir das 14 horas
Local: Praça Santos Andrade – Centro – Curitiba

About Author