Urgência para definir os rumos do país

A Câmara dos Deputados cumpriu sua parte e, no último dia 17, aprovou o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Superou-se, assim, uma fase importante para que o país resolva o impasse político que há meses o mantém praticamente paralisado. Os deputados da bancada paranaense entenderam o recado das ruas e, seguindo […]

A Câmara dos Deputados cumpriu sua parte e, no último dia 17, aprovou o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Superou-se, assim, uma fase importante para que o país resolva o impasse político que há meses o mantém praticamente paralisado. Os deputados da bancada paranaense entenderam o recado das ruas e, seguindo o anseio popular, votaram em peso pelo impeachment. Foram 26 votos favoráveis e apenas quatro contrários.

Mas para que esse impasse seja solucionado de uma vez por todas e o Brasil volte a ter esperança em seu futuro, é preciso uma decisão definitiva. Já está mais do que claro que o processo é legítimo, com sua legalidade inclusive tendo sido atestada pelo Supremo Tribunal Federal. Por isso, o setor industrial paranaense cobra do Senado Federal – a quem cabe agora a análise da continuidade do processo e o julgamento do mérito das denúncias contra a presidente – celeridade na tramitação do impeachment.

A economia brasileira precisa, com urgência, de medidas que façam com que seu dinamismo seja recuperado e o Brasil comece a sair de um quadro recessivo altamente preocupante. Que permitam a empresários e trabalhadores recuperarem a confiança no país, possibilitando a retomada dos investimentos produtivos, da geração de empregos e do consumo das famílias.

Cada dia que o Brasil vive sem a definição do governo que comandará seus rumos nos próximos anos é um dia a menos para a recuperação de nossa economia. Mais do que isso, a Fiep entende que a presidente, ainda mais diante da votação expressiva pelo impeachment na Câmara, perdeu completamente qualquer condição de seguir conduzindo o país.

Por todos esses motivos, além de pedir rapidez nas decisões relativas ao processo de impedimento da presidente, a Fiep cobra dos senadores a responsabilidade que têm para o futuro do país. O setor produtivo seguirá vigilante e, assim como já fez com os deputados federais, levará a nossos representantes no Senado o posicionamento de quem vem sendo impactado fortemente por uma crise econômica agravada, principalmente, pela instabilidade do cenário político.

Convocamos toda a sociedade a seguir unida nesse movimento. A força da voz das ruas será, mais uma vez, fundamental nesse processo. Não podemos perder mais esta oportunidade que temos para finalmente transformar o Brasil.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR