Institucional > FIEP

Campanha promove coleta de resíduos

Pneus, vidros, lâmpadas, latas de tintas e caliças serão alguns dos materiais recolhidos gratuitamente

Nos dias 10 e 11 de junho, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Sinduscon-PR  e a Prefeitura Municipal de Curitiba promovem o Dia do Desafio Sustentável, uma ação que irá coletar mais de 20 tipos de resíduos – pneus, latas de tintas, vidros, lâmpadas, entre outros – e dar a destinação correta para cada item. A ação ocorrerá em dois locais, no Campus da Indústria, no bairro Jardim Botânico, e na unidade do Sistema Fiep na Cidade Industrial.  No segundo local serão coletados apenas eletroeletrônicos.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, afirma que qualquer ação em que as indústrias contribuam com a preservação do meio ambiente é importante no cenário atual. “A Federação tem uma preocupação muito grande com a destinação correta e com a diminuição dos passivos ambientais gerados neste processo. Fazer o correto descarte é fundamental para que esses itens possam ser reinseridos em novos processos produtivos”, acrescenta Campagnolo.

“O Sinduscon-PR participa ativamente do Comitê de Logística Reversa na Construção Civil, por isso, propomos um dia especial para coletar itens que são descartados, muitas vezes, de forma inadequada e podem causar danos às famílias e também ao meio ambiente”, afirma o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a participação da Prefeitura em parcerias do gênero faz parte do esforço da administração municipal em prol do desenvolvimento sustentável. “Temos o desafio de manter Curitiba como uma das cidades mais limpas da América Latina, como mostrou o Green City Index 2015, e para isto todos precisam colaborar”, diz o prefeito.

Quais itens serão coletados?

Durante os dois dias serão coletados mais de 20 itens: material eletrônico, gesso, madeira, tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas PET, sacos de cimento, caliça, pilhas e baterias, papéis, revistas e jornais, vidros e garrafas, plásticos em geral, remédios, material de demolição, móveis e roupas.

Destino adequado dos materiais

Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o evento contará com o apoio de empresas especializadas no processamento e destinação correta de cada tipo de material São empresas parceiras: IPCC, FAS, Xibiu, Caliça Ambiental, OK Ambiental, Abrafati, Abeaço, Cooperativa de Catadores, Sinqfar, Aemarcc, Usipar e Abinee.

O Dia do Desafio Sustentável, faz parte das ações da Semana Municipal de Meio Ambiente, é aberto ao público em geral, que além de realizar a entrega dos itens, poderá aproveitar os food trucks exclusivos do evento (Imix Tacos Mexicanos, Road Meat Truck, Kombipa, Navegador, Partiu Temaki e Brownie do Max).

Serviço
Data:
10 e 11 de junho (sexta-feira, das 9h às 22h e no sábado, das 9h às 17h) – recolha de todos os itens.
Campus da Indústria – Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico.

Data: 10 e 11 de junho (sexta-feira, das 9h às 20h e no sábado, das 9h às 17h) – coleta apenas de eletroeletrônicos.
Unidade do Sistema Fiep na Cidade Industrial (CIC) – Rua Senador Accioly Filho, 298.

About Author