IEL firma parceria com o UNITAR, da Suiça

Por meio da Faculdade da Indústria IEL, instituições farão seminários internacionais sobre desenvolvimento global e o papel da indústria

Da esquerda para a direita, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, o gerente do Programa de Cooperação Descentralizada do UNITAR, Alex Mejia, e o superintendente do IEL no Paraná, José Antônio Fares, durante assinatura do convênio no Campus da Indústria (Foto: Gelson Bampi)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) firmaram nesta segunda-feira (13) um termo de cooperação para promover diversas ações em conjunto. Por meio da Faculdade da Indústria IEL, as instituições têm como objetivo realizar seminários internacionais sobre desenvolvimento global e o papel da indústria e levar estudantes até a sede do UNITAR em Genebra, na Suiça. Os alunos também poderão fazer os cursos à distância do instituto com conteúdos de relevância mundial.

“Com parcerias internacionais, o IEL tem ampliado o conhecimento e troca de experiência com instituições fora do Brasil e faz isso por meio da Faculdade da Indústria IEL, instituição de ensino que oferta cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva, focados na indústria. A parceria com o UNITAR irá ajudar em uma formação ainda mais direcionada para a sustentabilidade, no que se refere a questões sociais, ambientais e comunitárias,” explica o superintendente do IEL no Paraná, José Antonio Fares.  Segundo ele, a primeira equipe de intercâmbio deve ser levada para a Suiça no primeiro semestre de 2017 e os seminários internacionais devem começar ainda neste ano.

As experiências do IEL com instituições internacionais têm mostrado resultados muito positivos para profissionais e indústrias, como é o caso da parceria com a Universidade de Steinbeis, da Alemanha. Desde 2014, a Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL recebe turmas de mestrandos da universidade alemã. Os profissionais vem de grandes empresas da Alemanha e obtém certificado na especialização em Gestão e Planejamento Empresarial do IEL, criada especificamente para mostrar a cultura, inovação e as formas de negócio no Brasil. A parceria também permite que os mestrandos visitem indústrias em diversas cidades paranaenses, conhecendo de perto os seus processos.

“Em pouco mais de dois anos de parceria, já trouxemos mais de 200 profissionais da Alemanha para o Paraná. Até o final deste ano vamos receber mais de 100 profissionais. Vale lembrar que Steinbeis é referência mundial no ensino dual, que alia o conhecimento visto na academia com necessidades reais de empresas e indústrias. Lá os alunos desenvolvem projetos que propõem soluções para as indústrias”, destaca Fares.

Um modelo de ensino muito parecido com o da Alemanha vem sendo aplicado nos cursos de graduação da Faculdade da Indústria IEL. “Começamos as parcerias internacionais com a universidade alemã para construir uma nova metodologia da Faculdade da Indústria IEL e torná-la um laboratório da indústria, com projetos e experimentos”.

O superintendente explica que o novo modelo conta com sala de aula diferenciadas, com mesas redondas, no qual o professor é um grande aliado na busca pelo conhecimento, instigando a pesquisa. Os alunos conhecem a prática das indústrias por meio do aprendizado com casos reais e propõem soluções aplicáveis à realidade do setor produtivo”, comenta.

Saiba mais sobre essa metodologia aqui.

About Author