Fiep discute Lei de Maquila em evento com presença do ministro da indústria do Paraguai

Empresários estiveram nesta sexta-feira (12), em Curitiba, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para saber mais sobre as oportunidades no país vizinho

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu nesta sexta-feira (12), em um seminário sobre o Regime de Maquila, o ministro da indústria e comércio do Paraguai, Gustavo Leite. O objetivo do evento é levar mais informações aos industriais paranaenses sobre a possibilidade de contratar indústrias paraguaias para complementar a produção.

{Veja galeria de fotos!}

“Um dos objetivos da Federação é promover a integração da indústria brasileira com as dos demais países do Mercosul. E o Paraguai é um país com segurança jurídica e que pode trazer mais competitividade para a nossa indústria”, ressaltou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que participou do evento. “Juntos, podemos ser uma plataforma para exportação e também melhorar o nosso parque fabril por meio da cooperação tecnológica”, acrescentou.
O ministro Gustavo Leite afirmou que o país está numa região privilegiada para produção de alimentos e tem uma projeção de crescimento de 4% neste ano. “É uma questão lógica, natural e rentável nos aproximarmos da indústria paranaense”, disse.

O Regime de Maquila

Hoje existem 115 empresas maquiladoras no Paraguai, destas 40 são paranaenses. No Regime de Maquila uma indústria que tem sede no Paraná pode contratar uma maquiladora paraguaia para produzir e exportar produtos a partir do Paraguai. Os impostos cobrados são fixos e equivalem a 1% da fatura de exportação.

Entre os benefícios do regime está a suspensão aduaneira para exportar bens e materiais para compor a produção em solo paraguaio. A indústria maquiladora tem um prazo e 12 meses, prorrogáveis por mais um ano, para transformar as matérias-primas em produtos industriais.
a compor a produção em solo Paraguai. A indústria maquiladora tem um prazo e 12 meses, prorrogáveis por mais um ano, para transformar as matérias-primas em produtos industriais.

About Author