Ministro lança nesta quarta (26) o programa Brasil Mais Produtivo no Paraná

Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, participa de solenidade no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba

Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep recebe nesta quarta-feira (26) o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Ele vem a Curitiba para lançar no estado o programa Brasil Mais Produtivo, que oferece, em parceria com o Senai, consultorias para aumentar a produtividade de pequenas e médias indústrias de setores selecionados. Na mesma ocasião, o ministro também participa do milésimo treinamento da Redeagentes, que capacita empresas para o mercado internacional.

O lançamento do Brasil Mais Produtivo acontece a partir das 10 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico. Baseado na metodologia de lean manufacturing, o programa é focado justamente na melhoria do processo produtivo, com o objetivo de ampliar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. Isso ocorre por meio de uma consultoria prestada pelo Senai, que propõe mudanças para que se evitem desperdícios, diminuindo custos de produção e aumentando a produtividade.

Até setembro de 2017, o Brasil Mais Produtivo pretende atender 3 mil indústrias em todo o país. No Paraná, serão atendidos 200 empreendimentos em três setores, selecionados a partir de estudos técnicos do MDIC: Moveleiro, no APL de Móveis de Arapongas; Metalmecânico, no APL de Metalmecânico de Curitiba; e Alimentos e Bebidas, no APL de Alimentos, bebidas, orgânicos, erva mate (Londrina, Maringá e Curitiba).

Cultura exportadora

Ainda nesta quarta-feira, o ministro Marcos Pereira participa do milésimo treinamento da Redeagentes, que também ocorre no Campus da Indústria. A iniciativa, que integra o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), realiza capacitações desde o ano 2000, tendo treinado mais de 25 mil pessoas, em 256 municípios brasileiros. O objetivo do programa é proporcionar às empresas conhecimentos que possam dar suporte ao processo de preparação para o mercado internacional.

No Paraná, já foram realizados 88 treinamentos para mais de duas mil pessoas, em 23 municípios, como Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O milésimo treinamento da Redeagentes será realizado em Curitiba nesta terça e quarta (25 e 26), oferecendo aos empreendedores o Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte. Há ainda outras três modalidades de cursos realizadas no âmbito do programa: Treinamento para Agentes de Comércio Exterior; Curso Básico em Exportação; e Oficina sobre Ferramentas de Apoio ao Exportador.

About Author