Olimpíada do Conhecimento em novo formato

A cada dois anos o mundo da Educação Profissional é movimentado com a maior competição das Américas. Em novo formato, a Olimpíada do Conhecimento 2016 será realizada de 10 a 13 de novembro, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Durante os quatro dias do evento, aproximadamente 500 jovens competem em sete áreas tecnológicas, com avaliações […]

A cada dois anos o mundo da Educação Profissional é movimentado com a maior competição das Américas. Em novo formato, a Olimpíada do Conhecimento 2016 será realizada de 10 a 13 de novembro, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Durante os quatro dias do evento, aproximadamente 500 jovens competem em sete áreas tecnológicas, com avaliações individuais, provas por equipe e na criação de projetos inovadores. Eles são estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF), de 27 estados do país, que serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade.

Os alunos serão avaliados por conhecimentos teóricos e práticos, habilidades intelectuais e atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional. São levados em conta ainda os produtos de projetos desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas áreas.Todos os desafios valem pontos para os estados representados na competição.

Nessa edição, os visitantes serão surpreendidos por uma Olimpíada do Conhecimento com novas regras, desafios inéditos e que vêm ao encontro do perfil criativo e inovador dos jovens.

O Paraná participa com 48 alunos e 11 avaliadores. Nos desafios por equipes, o estado leva para a competição três grupos: de Manufatura e Engenharia; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Transporte e Logística. Na avaliação prática do estudante, participam 15 alunos paranaenses que vão competir nas áreas de Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Mecânica, Edificações e Logística. Na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), participa uma aluna do curso de Costureiro, de Maringá.

Considerado mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica da instituição, o Inova Senai também contará pontos. Seu objetivo é o de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores. O estado estará representado por quatro projetos de estudantes das unidades de Pinhais, Londrina e Curitiba.

E no Grand Prix Senai de Inovação, equipes multidisciplinares formadas por alunos do Sesi e do Senai receberão o desafio de desenvolver soluções inovadoras para problemas da indústria e da sociedade brasileira. As melhores ideias serão apresentadas para um grupo de avaliação. Do Paraná, seguem para o evento quatro alunos de Pinhais.

A competição é atualmente uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Além de incentivar a dedicação dos estudantes, é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai em todo o Brasil.

O desempenho dos competidores aponta novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o Senai na atualização dos currículos de suas escolas. Desde 2001, o Senai reúne os melhores alunos da educação profissional de todo o país para participar da Olimpíada do Conhecimento.

Os alunos selecionados na competição de 2016, ganharão medalhas de ouro e prata, além de troféus por desempenho.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR