Educação, uma das missões do Sistema Fiep
O Paraná não teria assistido, nas últimas décadas, à evolução de seu parque industrial sem a formação qualificada e a capacitação de mão de obra, fundamentais para o funcionamento das empresas. Uma evolução que provocou a diversificação da economia, agregando valor à produção e para a qual o Sistema Fiep ofereceu importante contribuição. O maior […]
O Paraná não teria assistido, nas últimas décadas, à evolução de seu parque industrial sem a formação qualificada e a capacitação de mão de obra, fundamentais para o funcionamento das empresas. Uma evolução que provocou a diversificação da economia, agregando valor à produção e para a qual o Sistema Fiep ofereceu importante contribuição.
O maior legado educacional, porém, está além do apoio que presta às indústrias: é a transformação que acarreta na vida das pessoas que frequentam as salas de aula – presenciais ou não – das instituições Sesi, Senai e IEL.
Construção do conhecimento
A educação é um dos pilares do Sesi desde a sua fundação, há 70 anos. Primeiro, com os Cursos Populares de Alfabetização de Adultos, depois, com a formação continuada dos trabalhadores por meio dos cursos supletivos, telecursos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial ou à distância (EAD), e da Educação Infantil.
Em 2005, a partir do sonho de oferecer uma educação transformadora a profissionais do século 21, nasceu o Colégio Sesi, hoje a maior rede de ensino médio particular do Paraná. O objetivo é atuar para o desenvolvimento social e humano, com uma metodologia diferenciada que alia educação, tecnologia e inovação. Em 2016, cerca de 12 mil alunos passaram pelos Colégios Sesi nas 55 unidades e, dando continuidade a esse propósito de construção do conhecimento, para 2017 a rede de colégios já está com suas matrículas abertas em todo o estado.
Ensino de ouro
Desde o início das atividades no Paraná, em 1943, o Senai formou mais de 50 mil estudantes nos cursos técnicos que oferece. Entre os cursos básicos de Educação Profissional, há ainda os de Iniciação Profissional, de Aprendizagem Industrial, de Qualificação Profissional, EAD e Aperfeiçoamento Profissional. Além disso, a instituição oferta cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade da Indústria Senai.
Reconhecida pela ONU como uma das três principais instituições educacionais do Hemisfério Sul, conquistou com seus alunos 12 medalhas na Olimpíada do Conhecimento 2016: seis de ouro, três de prata e três de bronze. Em 2016, mais de 2.500 alunos concluíram os cursos técnicos. E para 2017, aproximadamente 6 mil vagas foram disponibilizadas no estado na mesma modalidade; sendo outras 300 vagas para os cursos superiores.
Formando talentos para a indústria
O Instituto Euvaldo Lodi no Paraná tem um importante papel na formação de talentos para a indústria. Com uma expertise construída há mais de 47 anos, o IEL oferece soluções em educação e gestão de talentos. Por meio de cursos de educação executiva, graduação e pós-graduação, ofertados pela Faculdade da Indústria IEL, o Instituto auxilia na formação de profissionais que ajudam a indústria a se desenvolver e a crescer.
Com uma metodologia de ensino focada na construção ativa do conhecimento, na qual o aluno é o protagonista do aprendizado e o professor um orientador em sala de aula, o IEL forma talentos para atender às necessidades das empresas do agora e do futuro: profissionais proativos, criativos, empreendedores e inovadores.
Os cursos do IEL são ofertados em diversas cidades do Paraná, incluindo Curitiba e São José dos Pinhais. Em 2016, atenderam a 2.700 alunos. Para 2017 os cursos já estão com as inscrições abertas.