Equipe de Futsal de programa do Sesi conquista título inédito

Atleta do Futuro tem o objetivo de estimular o hábito esportivo entre os jovens

A equipe masculina de futsal de Rio Branco do Sul é campeã da fase regional dos 30.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que aconteceu em Guaratuba, no litoral do estado, de 14 a 19 de julho. A conquista é um título inédito para o município.

Participante do Programa Atleta do Futuro Votorantim Cimentos, a seleção é fruto ainda de uma parceria com a escola de futsal Corujinha. O time venceu todas as etapas e segue para a próxima fase, no fim de agosto, em Ivaiporã. Dessa vez, sob a responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco do Sul.

O programa Atleta do Futuro foi desenvolvido pelo Sesi no Paraná e tem, no município da Região Metropolitana de Curitiba, a parceria da Votorantim Cimentos. Implantado em 2007, tem o objetivo de proporcionar a prática esportiva para a criação da cultura e do hábito esportivo entre os jovens.

“O resultado da participação nos Jogos da Juventude mostra o verdadeiro trabalho em equipe, dentro e fora das quadras, pois além da prática de esportes, os valores humanos como respeito e humildade, devem ser evidenciados”, afirma Ana Flávia de Castro, analista de Negócios de Promoção da Saúde da unidade do Sesi em Rio Branco do Sul.

O programa Atleta do Futuro foi desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesi e implantado em 2007 na região, com o objetivo de possibilitar o acesso de crianças, adolescentes e jovens estudantes às práticas esportivas formais, de maneira sistematizada e continuada como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte. Atualmente são atendidos cem jovens com idades de 11 a 17 anos, de escolas estaduais de Rio Branco do Sul e da cidade vizinha, Itaperuçu, com o patrocínio da Votorantim Cimentos.

De acordo com Ana Flávia, a Votorantim, como empresa investidora de cinco edições do projeto, possibilitou o desenvolvimento da metodologia do Sesi, assim como o resgate social, o estímulo de valores, e o exercício da responsabilidade social empresarial, contribuindo diretamente para a formação de jovens cidadãos.

O Atleta do Futuro Votorantim Cimentos tem ainda o apoio de secretarias municipais de Rio Branco do Sul e Itaperuçu. As atividades propostas são diferenciadas e acompanhadas por profissionais das escolas parceiras. Os estudantes são avaliados por seus desempenhos escolares e por aspectos atitudinais, como, por exemplo, cumprimento às regras, superação, respeito, comprometimento e trabalho em equipe.