Fiep realiza reunião de diretoria em Foz do Iguaçu

Visita à Escola Móvel do Senai fez parte da programação. Em 10 dias, 100 alunos foram capacitados nos cursos ofertados para aperfeiçoamento

Representantes de sindicatos industriais de todo o Paraná estão em Foz do Iguaçu para a reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária.  O destaque do primeiro dia de trabalho, quinta-feira (23) foram a visita à Escola Móvel do Senai e a apresentação dos cases do programa Minha Ideia de Negócio realizado pela Junior Achievement, em parceria com o Colégio Sesi no Paraná.

Gelson BampiAlunos do curso de aperfeiçoamento em refrigeração de ar condicionado. Foto: Gelson Bampi.

A Escola Móvel do Senai está em Foz do Iguaçu desde o dia 13 de novembro e capacitou mais de 100 alunos. Os cursos de aperfeiçoamento em Excel Básico, Automação em Hidráulica e Pneumática e Refrigeração em Ar Condicionado são  destinados à comunidade. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, visitou a Escola Móvel que está no estacionamento do Shopping Catuaí Palladium e entregou os certificados de conclusão dos cursos aos alunos.  Ele afirmou que o Sistema S quer ajudar as pessoas a se qualificarem e disse que o Senai vai onde as pessoas estão. Confira a fala dele:

Além dos cursos, a unidade do Cuide-se + atendeu mais de  100 pessoas da comunidade com exames de prevenção ao câncer.

Ideias para novos negócios

Três primeiros colocados no concurso Minha Ideia de Negócio apresentaram os projetos para a diretoria. Foto: Gelson Bampi

Durante a reunião, foram apresentadas as ações da Junior Achievement, entre elas os vencedores do concurso Minha Ideia de Negócio, que envolveu mais de 3 mil estudantes do Colégio Sesi no Paraná. Desde 2003 no Estado, a Junior Achievement, que tem o apoio do Sesi e é mantida por 15 indústrias, estimula os jovens a conquistarem seu espaço no mundo do trabalho. 

Uma das ações do movimento é o programa Miniempresa. Com 15 semanas de duração, alunos do Ensino Médio são estimulados a criarem um negócio – fazer pesquisa de mercado, criar produtos, vender, comprar matéria-prima e entregar.

O presidente Edson Campagnolo parabenizou o Minha Ideia de Negócio. “Esse programa foi lançado nesse ano no Paraná, só atendeu o Colégio Sesi. A proposta é que seja estendido a partir do próximo ano para escolas públicas. Que esse exemplo de vocês três que ficaram entre os primeiros seja multiplicado. O país precisa de empreendedores”,  disse ao falar da importância dos industriais estarem conectados com as ideias das novas gerações.

Sindicatos

A empresária Salete Gauginski foi homenageada pelos anos de trabalho como diretora da Fiep e membro do Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas do Norte do Paraná (Sindicer/Norte-Paraná). Ela deixa o cargo de diretora para se dedicar a outras atividades, mas continua advogando pelo Sindicer. Veja o que a passagem pela diretoria da Fiep significou para Salete no vídeo:

No mesmo dia, um convênio de trabalho foi firmado entre o Senai no Paraná e o Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar). O objetivo é oferecer consultorias sobre normas reguladoras, as chamadas NRs.

A reunião continua nessa sexta-feira (24) com as reuniões da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, e o Fórum Visões que terá palestras com Deltan Dallagnol, procurador do Ministério Público Federal, e líder do Instituto Mude, Fábio Oliveira. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR