Eventos do Sistema Fiep na região sudoeste ensinam a reduzir custos nas empresas

Palestras em Francisco Beltrão e Ampere apresentam ideias de como reduzir custos e aumentar a produtividade

Quando a economia começa a apresentar sinais de aquecimento, falar em redução de custos e, ao mesmo tempo, no aumento da produtividade, torna-se prioritário para quem quer ser competitivo. É exatamente sobre este tema, que o Sistema Fiep, por meio do IEL no Paraná, promove duas palestras na região sudoeste nesta semana. Na próxima quarta-feira (11), a Casa da Indústria de Francisco Beltrão recebe a palestra “Como reduzir custos no ambiente de escritórios”. Já na quarta (12), o evento chega a Ampére, na unidade do Senai do município. Os eventos são gratuitos e é possível se inscrever nas duas unidades.

Durante os encontros, serão apresentadas dicas e conceitos de como melhorar processos internos nos escritórios, que, por sua vez, ajudam a melhorar os números das linhas de produção. As dicas são baseadas nos processos de Lean Office, consultoria ofertada pelo IEL, com base em conceitos criados por montadoras japonesas, que visam eliminar desperdícios, evitar retrabalho e promover a redução de custos com qualidade.

De acordo com o Lean Office, as empresas e indústrias, podem optar por três tipos de consultorias: a primeira faz um auto diagnóstico (RoadMap) dos setores administrativos, através de uma pesquisa respondida pelos colaboradores. A ideia é construir um mapa e identificar processos que podem ser melhorados; a segunda analisa um setor específico da empresa, chamado de ganhos rápidos onde todos os procedimentos adotados são avaliados a fim de identificar os gargalos e melhorias necessárias e sim, atacar qual processo de fato agrega valor para o negócio da empresa; na terceira, é possível avaliar de maneira simultânea até quatro setores da empresa, para conseguir elencar quais os processos agregam mais valor à empresa. Esse trabalho chama-se ganhos simultâneos.

Para o consultor de negócios do Sistema Fiep, Ermisson Rodrigues, que será o palestrante nos dois eventos, muitas empresas até conseguem enxergar a necessidade de melhorar seus processos internos, mas têm dificuldades em identificar os pontos de mudança. “O foco sempre deve ser no cliente final e para garantir a qualidade do serviço e dos produtos, é preciso olhar para dentro da estrutura e repensar procedimentos. Isso vai garantir a eficiência, a economia e melhores resultados”, detalha.

Detalhes sobre a consultoria Lean Office e outros serviços oferecidos pelo Iel no Paraná, acesse: www.ielpr.org.br

Serviço: 

Palestra Lean Office

Data: 11/04 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Casa da Indústria – Francisco Beltrão

Endereço: Rua Goiás, 333

Inscrições: (46) 3057-5097

 

Data: 12/04 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Senai de Ampere

Endereço: Rua Atenas, 344

Inscrições: (46) 3547-3011

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.