Aluno do Senai no Paraná vai representar Brasil na WorldSkills Américas

O paranaense Lucas Lenzi, que já garantiu vaga para o mundial na Rússia, também vai participar da edição WorldSkills Américas, que acontece no Chile na próxima semana

Com 17 medalhas e três certificados de excelência, neste ano o Senai no Paraná teve sua melhor performance em todas as edições nacionais da WorldSkills. Com dois competidores do Estado garantidos para o mundial na Rússia, a instituição também será representada na edição da WorldSkills Américas pelo campeão nacional da ocupação de Redes de Cabeamento Estruturado, o estudante do Senai de Londrina, Lucas Lenzi. A WorldSkills Américas acontece entre os dias 1 e 6 de outubro, no Chile, e vai reunir competidores técnicos de algumas ocupações de 15 países, entre eles Brasil, México, Estados Unidos e Colômbia.

Delegado técnico da equipe paranaense, Marcos Pires ressalta que o momento é especial para a educação profissional do Senai no Paraná. “Durante as competições, alunos e competidores resolvem desafios da indústria, mobilizando seus conhecimentos, suas habilidades, suas atitudes, seus valores, sua postura ética e empreendedora desenvolvidos no seu processo de formação e estimulados por docentes mediadores de sua aprendizagem”, explica.

A competição acontece a cada dois anos entre países das Américas, assim como ocorre com os países da Europa, com a EuroSkills, e antecipa a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em agosto de 2019, em Kazan, na Rússia.

Quadro de medalhas do Senai no Paraná até aqui:

Medalha de Ouro:

Tecnologia da Moda

Redes de Cabeamento Estruturado (classificado para o mundial)

Tecnologia Automotiva (classificado para o mundial)

Medalha de Prata

Desenho Mecânico CAD

Tornearia CNC

Logística

Web Design

Modelagem de protótipos

Arte Digital 3d para Games

Sistemas Drywall e Estucagem

Eletrônica

Medalha de Bronze

Fresagem CNC

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

Marcenaria de Estruturas

Manufatura Integrada

Engenharia de Moldes para Polímeros

Manutenção Industrial

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR