Região Sul do Brasil é responsável por 86% das exportações brasileiras de móveis

Sistema Fiep promoveu Encontro de Negócios Internacional do Setor Moveleiro que reuniu indústrias de quatro estados brasileiros e compradores de nove países da América do Sul

“Foi por meio do Encontro de Negócios Internacional do Setor Moveleiro que tive a oportunidade de ter contato com compradores de oito países diferentes, apresentar  nossos produtos e acelerar todo um processo de comercialização com seis clientes internacionais em apenas um dia, e o mais importante, em um só lugar”, afirma entusiasmado Mario Teixeira, gerente de exportação da Kits Paraná, indústria moveleira localizada em Arapongas (PR), ao analisar a participação da empresa com mais de 40 anos de atuação no setor e 20 anos realizando operações internacionais, no Encontro de Negócios Internacional do Setor Moveleiro, promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), no dia 31 de outubro, no Campus da indústria, em Curitiba.

O evento direcionado para indústrias paranaenses do setor moveleiro com perfil exportador de maturidade iniciante, intermediária e experiente reuniu no mesmo ambiente 40 indústrias do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais com compradores internacionais de nove países da América do Sul, América Central e Caribe em 253 reuniões de negócios, realizadas em grupos acompanhados por intérpretes e com duração de 20 minutos.

Para Daniele Gonçalves, proprietária da empresa de representações DBD COMEX, empresa  com quatro anos de existência que representa internacionalmente  quatro indústrias de móveis do Paraná, a estrutura e logística do encontro é um diferencial. “O fato de o encontro acontecer em um local com uma infraestrutura completa facilitou bastante. Estou em contato com oito compradores de países diferentes, isto normalmente necessitaria de várias viagens, vários meses e muitos recursos”, ressalta.

Hoje, 30% do que é produzido de móveis no mundo é fabricado para exportação. No Brasil, a região sul é responsável por 86,5% das exportações brasileiras de móveis. Segundo projeções do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) até 2021 haverá um crescimento de 19% para o setor.

“Este é o quinto encontro internacional do setor, aqui é realizada a aproximação do fabricante com o comprador, a nossa intenção é que após este primeiro contato haja avanços nas negociações e muitas vendas sejam realizadas”, afirma a  analista de relações internacionais da Fiep, Gabriela Casagrande.

O próximo Encontro de Negócios Internacional acontece no dia 30 de novembro, em Apucarana, e será direcionado para indústrias paranaenses do setor da moda. Inscrições podem ser feitas no link http://cni.sphinxweb.com.br/perfil/index/acao/en_moda_2018

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.