Por dentro do Mundo Senai

Proposta do evento é despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, facilitando a escolha profissional, estimulando a interação entre estudantes e fomentando as parcerias entre as empresas e a instituição

Nos dias 8 e 9 de novembro acontece o 10º Mundo Senai, evento realizado em 40 unidades do Paraná, aberto à comunidade, atendendo a todas as regiões do estado. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas participem das atividades gratuitas que serão ofertadas durante os dois dias.

A proposta do Mundo Senai é despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, facilitando a escolha profissional, estimulando a interação entre estudantes e fomentando as parcerias entre as empresas e a instituição. Durante os dois dias haverá cursos gratuitos, palestras, workshops, minicursos e visitas a laboratórios e oficinas para que o público possa ter mais contato com as diversas possibilidades de trabalho com a formação profissionalizante do Senai, além de orientações profissionais e hackathons.

No evento, os visitantes poderão ainda conferir demonstrações de alunos e docentes sobre máquinas e equipamentos existentes na indústria, em diversas ocupações. Também poderão participar de minicursos gratuitos, para que assim possam ter uma visão do portfólio Senai.

Como o Senai faz parte do Sistema Fiep, também serão apresentadas as soluções do Sesi e IEL com foco em educação, tecnologia e inovação e segurança e saúde. Assim, o público terá a oportunidade de conhecer toda a gama de projetos e produtos que cada unidade do Sistema Fiep tem a oferecer.

Educação profissional
A educação profissional é uma área promissora que beneficia o estudante. Em muitos casos, ele termina os cursos técnicos com boa possibilidade de contratação. Dados nacionais do Senai apontam que 70% dos estudantes que terminam um curso técnico conseguem emprego na indústria. O Senai no Paraná oferta cursos técnicos nas modalidades presencial e semipresencial e cursos rápidos em mais de 30 áreas para quem deseja desenvolver novas habilidades.

Tecnologia e inovação
Há mais de 70 anos, o Senai no Paraná é referência em educação profissional para a indústria. Com os desafios de competitividade do setor, o Senai passou a ofertar serviços também na área de Tecnologia e Inovação. Com institutos distribuídos por todo o Paraná, oferta às indústrias pesquisa e desenvolvimento (P&D), suporte técnico altamente qualificado, consultorias e laboratórios com certificação do Inmetro, ensaios, testes metrológicos e serviços especializados.

PROGRAME-SE
Serão dois dias de extensa programação:

Workshops
Atividades nos mais diferentes laboratórios e oficinas do Senai, com profissionais especialistas, garantindo a excelência no aprendizado, além de uma estrutura que só o Senai tem.

Palestras
Serão muitas informações sobre as carreiras da indústria, orientação profissional, temáticas sobre inovação, tecnologia, indústria 4.0, sustentabilidade e muito mais.

Exibições
Exposições e degustação de projetos e produtos desenvolvidos por alunos e professores do Sesi, Senai e IEL, além da apresentação de projetos em parceria com a indústria.

Experiências
Ex-alunos do Senai que hoje estão trabalhando em grandes indústrias irão compartilhar suas experiências e trajetórias.

Para saber a programação da unidade mais próxima, acesse evento.mundosenai.com.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR