O Sistema Fiep onde você está

Mais de 70 Unidades Móveis oferecem cursos de capacitação profissional, exames e atividades culturais em todo o Paraná

Para levar saúde, educação profissional e cultura para os trabalhadores da indústria e seus familiares, o Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai no Paraná, oferece cursos de capacitação profissional, exames e atividades culturais em suas mais de 70 Unidades Móveis. Customizadas com mobiliário e equipamentos de ponta, chegam a todas as cidades do estado, inclusive àquelas onde não há unidades fixas.

Educação profissional
As Escolas Móveis do Senai disponibilizam cursos flexíveis para capacitar os colaboradores das indústrias sem que eles precisem sair do local de trabalho. Dessa forma, é possível atingir um número expressivo de pessoas e oferecer a possibilidade de qualificação profissional de referência, com mobilidade e flexibilidade. Entre os cursos ofertados, estão Automação Industrial, Celulose e Papel, Confecção, Panificação e Informática.

Segurança e saúde
O Sesi, com o objetivo de promover a saúde e a segurança do trabalhador da indústria e a competitividade do setor, realiza de modo itinerante exames preventivos de câncer de colo do útero, mama, próstata e pele, pelas Unidades Móveis de Prevenção do Câncer – resultados do programa Sesi Cuide-se +. Além disso, pela Unidade Móvel de Odontologia, oferece aos colaboradores e aos seus dependentes serviços odontológicos com valores acessíveis, realizados em unidades próprias, clínicas credenciadas e também in company. Hoje, são seis Unidades Móveis disponíveis para realização de exames clínicos, atendimentos de emergência, restaurações e profilaxias nas empresas interessadas em oferecer esses serviços aos seus profissionais.

Também por meio do Sesi, o Sistema Fiep oferece ainda 16 Unidades Móveis de Segurança e Saúde no Trabalho, pelas quais realiza atendimento in company dos serviços de auxílio-diagnóstico – consultas ocupacionais e exames complementares, como audiometria, teste de acuidade visual, espirometria, eletrocardiograma, exames laboratoriais, entre outros.

Cultura
Para ampliar ainda mais seu alcance, a instituição lançou, recentemente, a Unidade Móvel de Cultura. Ela conta com equipamentos de ponta capazes de levar o melhor da arte e cultura a todo o Estado.

Programação
Até o início de junho, as Unidades Móveis percorrerão o Paraná em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio), disponibilizando cursos de acordo com a demanda da região, em áreas como manutenção automotiva e de motocicletas, mecânica básica, confecção e panificação, entre outras. Também serão realizados exames diagnósticos de câncer – como mamografia, papanicolau, PSA (próstata) e pele –, além de odontológicos, acuidade visual e audiometria. A Unidade Móvel de Cultura também participará da programação com contações de histórias e apresentações musicais. Para saber mais, acesse www.sistemafiep.com.br/mesdaindustria.

Com suas ações móveis, o Sistema Fiep chega aos municípios paranaenses com a indústria não só no que se refere ao cumprimento das leis, mas principalmente na educação profissional e na preservação da saúde do trabalhador, prevenção de doenças no trabalho e na diminuição do absenteísmo, fatores determinantes para o aumento de produtividade e sustentabilidade das empresas.

E para conhecer as ações móveis do Sistema Fiep, acesse www.sistemafiep.com.br/acoesmoveis.