Sistema Fiep inicia atividades da Semana da Indústria em Cascavel

Até sexta-feira (10) serão ofertados, ao lado do Terminal Oeste, cursos de capacitação, exames de saúde e atrações culturais

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, abriu a programação em Cascavel (Fotos: Gelson Bampi)

A população de Cascavel, na Região Oeste, começou nesta segunda-feira (6) a utilizar os serviços oferecidos pelas Unidades Móveis do Sistema Fiep dentro da programação da Semana da Indústria. O município é o segundo a receber as atividades, que incluem cursos de capacitação profissional, exames de saúde e apresentações culturais. Até o início de junho, em comemoração ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, a ação passará por todas as regiões do Estado, mostrando a dimensão do trabalho da entidade.

Confira mais fotos do evento

Na abertura da Semana da Indústria em Cascavel, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, disse que a programação é uma forma de mostrar ao público, por meio das Unidades Móveis, aquilo que já é feito nas unidades fixas. “É uma maneira de mostrar para a sociedade, em um ambiente público, o que o Sistema Fiep faz e proporciona para a população de Cascavel e da região Oeste”, afirmou. Ele destacou, ainda, a forte procura pelos serviços ofertados na cidade. “Uma surpresa agradável é que, dos cursos programados, todos já estão preenchidos, sendo que o de Panificação teve praticamente o dobro de procura. A boa notícia é que nossa unidade aqui de Cascavel está em condições de atender todas as pessoas logo na sequência”, completou.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a importância das parcerias com o Sistema Fiep

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que também participou da abertura da programação, realizada em parceria com o poder público municipal, destacou que o Sistema Fiep sempre contribui para atender às demandas da população. “A grande parceria que temos com o Sistema Fiep é fruto de uma demanda que precisa ser atendida. Temos às vezes muitas vagas de emprego na nossa Agência do Trabalhador e muitas pessoas na fila. Profissionalizar essas pessoas vai ao encontro dessas necessidades”, declarou. Paranhos também defendeu que entidades como o Sistema Fiep precisam ter condições de ampliar suas atividades. “O país tem muitas tradições que precisam ser revistas, mas não é possível não reconhecer aquilo que está dando certo. E considero que o Sistema Fiep dá muito certo”, afirmou.

Também participaram da abertura o vice-presidente da Fiep, João Alberto Soares de Andrade, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, o superintendente do Sesi e IEL e diretor regional do Senai no Paraná, José Antonio Fares, e presidentes de sindicatos industriais da região.

Atividades e inclusão
Na estrutura montada ao lado do Terminal Oeste, próximo à prefeitura, estão sendo ofertados, até sexta-feira (10), cursos de capacitação profissional nas áreas de Técnicas de Panificação Básica, Introdução à Injeção Eletrônica de Motocicletas, Confecção de Camiseta e Calça em Malha e Aproveitamento Integral dos Alimentos. A Unidade Móvel do Cuide-se +, eixo de Prevenção do Câncer, realiza exames de pele, mamografia, Papanicolau e próstata. Também é possível realizar exames de acuidade visual e audiometria, além do clínico odontológico e receber orientação de higiene bucal. Além disso, na recém-inaugurada unidade móvel de Cultura, serão promovidas contações de histórias e shows musicais, fechando com uma apresentação do grupo Viola Quebrada, na sexta-feira, 19 horas.

Curso na Unidade Móvel de Panificação: entre os participantes estão alunos e professoras da APAE Cascavel

Entre os participantes dos cursos, destaca-se uma turma de alunos especiais da APAE Cascavel, que participam da capacitação em Técnicas de Panificação Básica. As professoras Bernadete Parteka e Geni de Borba Santos, que também fazem o curso, explicam que os alunos já têm aulas de culinária na própria associação. “Passamos a eles noções de higiene na cozinha e receitas, que ajudam a desenvolver a autonomia deles, juntando também conteúdos pedagógicos”, explica Bernadete. “E parte dos produtos que eles fazem é comercializado para os funcionários da APAE, com o dinheiro sendo reinvestido no próprio curso”, completa.

Segundo as professoras, a oportunidade de cursar uma capacitação do Senai será importante tanto para os alunos quanto para elas. “Aqui, vamos poder mostrar coisas diferentes para eles e também nós vamos poder aprender novas técnicas e receitas”, diz Geni.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, ações como essa mostram a capacidade da entidade de atuar pela inclusão social. “São pessoas que estão sendo inseridas, mostrando que a inclusão no Sistema Fiep não é apenas discurso, mas uma prática”, afirma.

Programação
As comemorações pelo Dia da Indústria iniciaram em 29 de abril em Francisco Beltrão e seguem por todo o estado. Depois de Cascavel, as unidades móveis do Sistema Fiep vão para Maringá (14 a 17 de maio), Londrina (20 a 24 de maio), Ponta Grossa (27 a 31 de maio) e Curitiba (3 e 7 de junho). A Semana da Indústria é realizada em parceria com as prefeituras municipais e com sindicatos industriais das regiões.

Para mais informações e conferir toda a programação basta acessar o site sistemafiep.com.br/mesdaindustria.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR