Missão da OCDE abre programa para acelerar implantação dos ODS no Paraná

Presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, participou da solenidade de apresentação do programa

A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) do Paraná, Keli Guimarães, fala durante a solenidade (Foto: Gelson Bampi)

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, participou nesta segunda-feira (5), em Curitiba, da solenidade de abertura de uma missão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que visita o Paraná. O grupo veio ao Estado para iniciar uma atuação conjunta com a intenção de acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) dentro da Agenda 2030.

Campagnolo destacou que, no Paraná, o Sistema Fiep é uma das principais entidades da sociedade civil a trabalhar em prol do alcance dos ODS. “Entendemos que o setor industrial tem um papel fundamental para o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social do Estado e do país”, afirma. “Por isso, desde 2004 o Sistema Fiep trabalha na disseminação de informações e na mobilização de empresas, universidades, governos e outras instituições para incentivar seu engajamento no alcance dos objetivos”, completa.

Agora, a entidade vai contribuir com a ação conjunta entre o governo paranaense e a OCDE, dentro do programa Abordagem Territorial: Engajando Cidades e Regiões Para Assegurar Que Ninguém Fique Para Trás. Desenvolvido pela organização internacional, o programa abrange, além do Paraná, a região sul da Dinamarca; a cidade de Kitakyushu, no Japão; a região de Flandres, na Bélgica; a cidade de Bonn, na Alemanha; o município de Kópavogur, na Islândia; o condado de Viken, na Noruega; a província de Córdoba, na Argentina; e Moscou, na Rússia.

O coordenador do programa Abordagem Territorial, Stefano Marta, destacou que a OCDE identificou que o êxito de implementação dos ODS depende dos governos locais. “Precisamos de um sistema coeso para atingir todo o setor público, o setor privado e a sociedade. Vamos analisar os progressos já realizados no Paraná e fazer recomendações que possam impactar definitivamente a vida das pessoas. Começamos hoje esse processo”, destacou.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães, que acompanhou o processo de integração desde o início, afirmou que o Paraná se destaca pela atuação integrada com diversos outros órgãos, do Legislativo ao Poder Judiciário, do Tribunal de Contas às empresas públicas como Sanepar e Copel, além de um sistema de fomento aos objetivos no setor industrial.

Essa primeira missão da OCDE vai permanecer por três dias no Estado para entrevistar técnicos de diversas secretarias, autarquias e empresas públicas, além de representantes de três municípios integrantes do acordo de cooperação (Curitiba, Araucária e Ubiratã), empresários, entidades de classe e movimentos da sociedade civil. Entre os entrevistados, estão profissionais do Sistema Fiep.

Ao final do programa, em 2020, a comitiva da OCDE vai apresentar um relatório que permitirá que o Paraná identifique as áreas mais vulneráveis, nos setores público e privado. Os objetivos são mensurar os indicadores socioeconômicos, o nível de integração das políticas públicas e aconselhamento para atingir as metas da Agenda 2030.

Atuação do Sistema Fiep
O Sistema Fiep vem realizando, desde 2004, no Paraná, intenso trabalho para o alcance das agendas mundiais de desenvolvimento. A entidade realiza oficinas de indicadores para a indústria, palestras e capacitações em conjunto com parceiros como o Pacto Global. Além disso, realiza o Prêmio Sesi ODS e o Congresso Sesi ODS, que são iniciativas que, além da indústria, também beneficiam os outros setores da sociedade; e o Ciclo de Estudos ODS, que visa estimular a reflexão sobre a nova agenda mundial para o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Sistema Fiep desenvolveu o “Programa ODS na Educação” a fim de disseminar os ODS em todas as modalidades de Educação ofertadas pela entidade.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR