Sistema Fiep inaugura Fab Lab da Indústria em São José dos Pinhais

Espaço criado para estimular a inovação oferece equipamentos modernos para estudantes e empresas com o objetivo de transformar projetos em realidade

Créditos: Gelson Bampi

O Sistema Fiep inaugurou hoje (18) mais um Fab Lab da Indústria, desta vez em São José dos Pinhais. A unidade, localizada dentro das Faculdades da Indústria, é a segunda do Paraná (a primeira fica na CIC) a integrar uma rede de laboratórios de fabricação, distribuída em nove estados brasileiros.

O Fab Lab da Indústria é um espaço criado para estimular a inovação e o compartilhamento de ideias. Estudantes, educadores, empresas e profissionais podem adquirir mais conhecimento, trocar experiências e transformar seus projetos em realidade, desde o conceito até o protótipo.

De acordo com Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, trata-se de um laboratório de última geração que vai dar suporte a São José dos Pinhais e região. “Há muitas oportunidades no Fab Lab que podem ser exploradas por alunos do Sesi, Senai e por toda a indústria”, completa.

Laboratório com tecnologia de ponta

Créditos: Gelson Bampi

Nos 255 m² ocupados pelo Fab Lab da Indústria, as comunidades – industrial e acadêmica – terão acesso a equipamentos de última geração, como um laboratório completo de robótica e demais dispositivos da cultura maker, incluindo a impressora 3D Formlabs 2 – uma das mais modernas do planeta –, capaz de criar protótipos de resina com baixo custo.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Antônio Fenelon, é preciso investir cada vez mais em tecnologia, e o Sistema Fiep é parceiro estratégico nessa empreitada. “Para nós é uma alegria participar dessa inauguração e poder contar com o Sistema Fiep na capacitação de pessoas e indústrias”, afirma.

O Fab Lab de São José dos Pinhais também vai abrigar o Grand Prix Garage, o primeiro espaço para competições inovadoras do Sistema Fiep. O objetivo do instituto também será desenvolver competências para inovação com a oferta de cursos, como Introdução à Prototipagem Rápida – Impressão 3D, Formação em Design Thinking, Introdução à Modelagem 3D, entre outros.

Grand Prix Renault

Créditos: Gelson Bampi

Durante o evento também foram premiados os vencedores do Grand Prix de Inovação. Quarenta e dois alunos do Sesi, Senai e Faculdades da Indústria, divididos em equipes, apresentaram soluções para o desafio proposto pela Renault, indústria parceira da competição. Após uma batalha de pitch, os projetos foram avaliados por uma banca e a vencedora fará uma imersão nas iniciativas de inovação que a Renault vem desenvolvendo.

Gustavo Oliveira Silva, participante da equipe roxa – vencedora do desafio – afirma que tanto a competição quanto a estrutura do Fab Lab contribuem muito para sua carreira. “É um aprendizado incrível, o contato com pessoas de outras áreas e a troca de ideias que tivemos foi sensacional”, conclui.

About Author