Sistema Fiep firma parceria com Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal

Estudantes da pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos terão a possibilidade de cursar um módulo internacional

Veículos híbridos e elétricos são uma tendência mundial. Os novos carros chegam ao mercado e exigem profissionais capacitados não apenas para lidar com tecnologias disruptivas, mas para desenvolvê-las. Um dos principais desafios está na criação de sistemas embarcados, que permitam o controle eficiente dos motores elétricos, a engenharia atrelada a sistemas BMS e questões relacionadas à conectividade de veículos híbridos e elétricos. Para atender a essa demanda, o Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, firmou uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, para o curso de especialização em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos.

O módulo de Sistemas Embarcados será ofertado na sede do instituto português e as primeiras turmas estão previstas para abril de 2020. “Neste curso, os alunos irão participar de aulas que abrangem ações teóricas e práticas relacionadas à concepção de sistemas embarcados para veículos híbridos e elétricos”, explica Welder Siena, coordenador de Educação no Sistema Fiep e professor do curso de especialização.

Rodolfo Belém, Engenheiro Mecânico da área automotiva, matriculou-se nesta pós-graduação das Faculdades da Indústria por acreditar que veículos híbridos e elétricos são o futuro do país. “Os motores a combustão são muito nocivos ao meio ambiente e, consequentemente, aos seres humanos. Precisamos agir para sermos mais sustentáveis e tornarmos a vida das próximas gerações mais saudável”, comenta. Ele é um dos alunos que viajará à Portugal no ano que vem. “Acredito que o módulo internacional será excepcional para o currículo, para conhecimentos profissionais e crescimento pessoal. Receber e trocar informações de um país que está mais desenvolvido na área do que nós é de extrema importância”, afirma Rodolfo.

Para Welder, “a parceria com o Instituto Politécnico de Leiria oferece uma sinergia integrativa no que diz respeito ao desenvolvimento da engenharia de veículos híbridos e elétricos. Além disso, irá possibilitar a prática de aspectos relacionados à engenharia de mobilidade e contará com visitas técnicas em empresas atuantes no segmento de mobilidade elétrica no cenário português, como é o caso da Mitsubishi Eletric, Audi, Porsche entre outras”.

Pós-Graduação nas Faculdades da Indústria

As inscrições para os cursos de especialização das Faculdades da Indústria estão abertas. São mais de 20 opções de cursos presenciais, entre eles o de Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, nas unidades de Curitiba (Campus da Indústria e CIC), Londrina e São José dos Pinhais. Para quem busca um curso semipresencial e totalmente personalizado, a Pós Unique possui uma estrutura curricular flexível, modelo que permite ao aluno definir a própria jornada de formação de acordo com suas necessidades.

Saiba mais em www.faculdadesdaindustria.org.br/pos-graduacao

About Author