Oferta de vagas de trabalho temporárias para o fim de ano deve aumentar em 14% em comparação com 2018

Senai oferece cerca de 700 cursos de aperfeiçoamento em todo o Paraná, que promovem rápida atualização profissional e inserção no mercado de trabalho

 

O número de vagas de emprego temporárias para o fim de 2019 deve ter um aumento de aproximadamente 14% comparado ao ano passado, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Cursos curtos de aperfeiçoamento profissional são uma ótima opção para atualização, aumentando a competitividade do currículo dos alunos. A partir de setembro, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferta aproximadamente 700 cursos de aperfeiçoamento profissional em todo o Paraná. “O principal benefício dessas capacitações são a duração, pois são rápidas e focadas nas necessidades do aluno. As empresas valorizam as pessoas que estão constantemente em busca de novos conhecimentos e esses cursos são ideais para a construção desse percurso. As pessoas podem ter acesso às novas tecnologias, novos conhecimentos e isso sempre os colocará em vantagem no momento de uma contratação”, analisa Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.

Os cursos são ofertados em 32 cidades em todo o Paraná e envolvem diversas áreas como eletrônica aplicada, Pacote Office, produção de cerveja artesanal e modelagem industrial para moda. “Estes cursos são voltados para as necessidades da indústria e aliam teoria e prática. Em um período curto, o profissional pode ter uma nova especialização e estar atualizado com as necessidades do mundo do trabalho”, explica Vanessa.

No Senai, os estudantes aprendem com matérias práticas, em laboratórios que simulam a indústria, de forma a aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver novas habilidades. Além disso, são formações reconhecidas de forma positiva pelo mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa com 4 mil empresários, CEOs, presidentes, vice-presidentes e sócios de empresas de todos os portes do país demonstrou que, 83,2% dos entrevistados considera os cursos do Senai ótimos ou bons.

Todos os cursos podem ser encontrados no site www.cursocertosenai.com.br, sendo possível filtrar a pesquisa por cidade. Para dúvidas e matrículas, entre em contato pelo telefone 0800 648 0088.

 

Empregabilidade

De acordo com uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os alunos egressos do Sistema Fiep têm mais empregabilidade; mais chances de ascender na carreira; estão satisfeitos com o setor industrial e ainda têm expectativas alinhadas com as do mercado de trabalho. Três mil, quinhentos e oitenta e três alunos egressos do Sesi, Senai e Faculdades da Indústria que finalizaram os cursos de 2015 a 2017, e 1069 externos foram entrevistados. De acordo com o estudo, ex-alunos do Sistema Fiep têm 50% mais chance de trabalho com carteira assinada e 34% a mais de chances de serem promovidos – para quem tem ensino superior, o índice é mais alto: 43%. Além disso, 62% consegue um emprego em até 6 meses e 56% são muito satisfeitos com sua situação profissional.

Para mais detalhes sobre a pesquisa clique aqui.

About Author