De madeira feita com casca da mandioca a sistema de abastecimento automático de fluido refrigerante: conheça os projetos que concorrem ao Prêmio Inova Paraná 2019

Nos dias 22 e 23 de outubro alunos e egressos do Sistema Fiep apresentarão para empresários e comunidade suas ideias de produtos e processos inovadores. Entrada é gratuita e não precisa se inscrever

Madeira feita de casca de mandioca, cola e água, com maior impermeabilidade e resistência ao fogo à tração (pregos e parafusos), pragas e traças. Essa é a Wood Hero, madeira ecológica desenvolvida por um grupo de alunos egressos do Colégio Sesi de Araucária. Já em Marechal Cândido Rondon, os alunos do curso técnico de mecatrônica projetaram um sistema de abastecimento automático de fluido refrigerante para máquinas de usinagem. Com esse processo não é necessário fazer o reabastecimento manualmente.

Esses e outros 22 projetos serão apresentados nos dias 22 e 23 de outubro, na unidade Dr. Celso Charuri, no centro de Curitiba, no Prêmio Inova Paraná 2019, que tem como objetivo promover a cultura da inovação, por meio do desenvolvimento da capacidade empreendedora, da criatividade e do raciocínio lógico dos alunos dos Colégios Sesi, curso Senai e Faculdades da Indústria de todo o estado.

A apresentação dos produtos e processos inovadores desenvolvidos pelos jovens acontece durante todo o evento, sempre das 9 às 18 horas.  A banca também acontece nos dois dias e a premiação dos melhores projetos ocorrerá no dia 23 às 14 horas. “O Prêmio funciona como uma ponte entre os participantes, a indústria e a sociedade, englobando produtos e processos inovadores”, explica Giovana Punhagui, gerente de Educação do Sistema Fiep.

Quem participar da feira, com entrada gratuita, poderá conhecer diversos projetos que vão de sistemas de chuveiro inteligente, pulseira que informa riscos no ambiente de trabalho e roupa adaptada para pessoas com deficiência. “Com Educação Básica, Profissional e Sperior, as instituições do Sistema Fiep oferecem aos alunos mais que qualidade de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes a infraestrutura, apoio e parcerias necessárias para que eles possam tirar as ideias do papel e colocá-las para funcionar”, ressalta Giovana.

Inova Paraná

Direcionado a alunos, técnicos e docentes que atuam na educação básica, profissional e superior no Sistema Fiep, o Prêmio Inova Paraná acontece desde 2007 com o objetivo de promover a cultura da inovação.

 Os vencedores das categorias Produto e Processo, da educação básica, profissional e superior, receberão medalhas e visita técnica a um ecossistema inovador com dois dias de duração com realização de workshops e oficinas. A unidade de origem dos alunos ganha uma Impressora 3D e orientação para criação ou melhoria de um Espaço Maker. Já os segundos e terceiros lugares ganham curso presencial em Empreendedorismo e Inovação. As unidades também serão premiadas.

Serviço

Prêmio Inova Paraná

Dia: 22 e 23 de outubro

Horário: das 09 às 18 horas

Local: Unidade Sistema Fiep Dr. Celso Charuri, Rua Paula Gomes, 270

 Quer saber mais sobre nossas soluções educacionais e como colocar suas ideias em prática?

Acesse www.sistemafiep.com.br/educacao ou entre em contato pelo telefone 0800 648 0088.

About Author