Logística Reversa e Economia Circular serão tema de seminário na Fiep

Evento acontece em 12 de novembro, no Campus da Indústria, em Curitiba

Não é de hoje que as indústrias do Paraná se preocupam não só em desenvolver e vender novidades, mas em como dar uma destinação adequada às embalagens que produzem. E mais, como transformar essa prática numa atividade rentável do ponto de vista econômico, e também, que gere benefícios ambientais. O debate Logística Reversa e Economia Circular está marcado para 12 de novembro, durante o 3º Seminário Paranaense de Logística Reversa, que acontece no Campus da Indústria, em Curitiba. O evento é promovido pela Fiep, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar).

Crédito da foto: Shutterstock

Será um dia inteiro de debates com especialistas de diferentes setores que vão tratar de soluções para os resíduos gerados por toda a cadeia produtiva industrial, além da apresentação de cases em áreas em que os conceitos já são uma realidade e estão fazendo a diferença para as empresas.

Hoje, muitas empresas já incorporaram conceitos da Logística Reversa em seus processos internos ao adotarem tecnologias e pesquisas aplicadas a seus produtos, considerando o uso reduzido de materiais ou de insumos recicláveis e biodegradáveis. Dessa forma, as embalagens retornam à cadeia produtiva, evitando o acúmulo de rejeitos no meio ambiente.

A Economia Circular é um importante instrumento de desenvolvimento econômico. Os resíduos gerados na indústria são transformados em insumos para a produção de novos produtos. Dessa forma, os processos dentro das empresas são repensados para que os materiais sejam reprocessados e reintegrados à cadeia de produção, otimizando o uso de recursos naturais e reduzindo o acúmulo de rejeitos na natureza.  Outra vantagem é que as empresas conseguem reduzir seus custos de produção e até gerar novas fontes de receita com os materiais reaproveitados.

Durante o seminário, serão apresentadas experiências práticas em setores da indústria em que os conceitos de logística reversa e economia circular já foram incorporados e já estão gerando bons resultados para as empresas e para a sociedade. No evento, também será lançado um estudo inédito do Observatório Sistema Fiep, a Rota Estratégica da Economia Circular do Paraná.

As inscrições para a terceira edição do Seminário já estão abertas, são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link http://www.fiepr.org.br/logisticareversa/3osplr-6-27181-421118.shtml. Podem participar empresários e profissionais do setor industrial, técnicos, acadêmicos, educadores e gestores de universidades e ambientalistas.

Confira os detalhes da programação:

8:30 às 9:00 Credenciamento e café de boas vindas
9:00 às 9:40 ABERTURA

Carlos Valter Martins Pedro – Presidente do Sistema Fiep

João Arthur Mohr – Gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais do Sistema Fiep

Márcio Nunes – Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná

Davi Bomtempo – Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI

Rommel Barion – Presidente do InPAR

9:40 às 10:40 Economia Circular e a Indústria do Futuro

Davi Bomtempo – CNI

Economista (UniCEUB), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV-RJ). Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

10:40 às 11:10 Intervalo – Coffee Break
11:10 às 11:50 Rota Estratégica da Economia Circular do Paraná

Marília de Souza – Sistema Fiep

Desenhista Industrial (UEMG), Mestre em Ciências e Tecnologias Humanas (UTC – França) e Doutora em Engenharia Mecânica (UTC – França). Gerente Executiva dos Observatórios do Sistema Fiep.

11:50 às 12:30 O acordo setorial de eletroeletrônicos e a implementação da logística reversa na prática

Henrique Mendes – Green Eletron

Bioquímico (UFJF), Especialista em Gestão Ambiental (Impacta) e Mestre em Sustentabilidade (UNINOVE). Gerente de Sustentabilidade da ABINEE e um dos idealizadores da Green Eletron.

12:30 às 13:50 Intervalo – Almoço
13:50 às 14:30 Economia circular e os contornos da legislação brasileira

Fabricio Soler – Felsberg Advogados

Bacharel em Direito (Uniara), Especialista em Gestão Ambiental (USP), Especialista em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético (USP), Especialista em Infraestrutura (FGV – SP) e Mestre em Direito (PUC/SP). Advogado e Sócio da Felsberg Advogados.

14:30 às 15:10 Logística Reversa de Embalagens em Geral e a economia circular

Cesar Faccio – Coalizão Embalagens

Engenheiro Mecânico (Unicamp), Especialista em Administração (FAAP) e Engenheiro de Qualidade (ASQC). Secretário Executivo da Coalizão Embalagens.

15:10 às 15:40 Intervalo – Coffee Break
15:40 às 16:20 Logística Reversa e Economia Circular: Sistema Campo Limpo

João Rando – inpEV

Engenheiro Agrônomo, pós-graduado em Defesa Fitossanitária e Administração Rural. Diretor Presidente do inpEV e Presidente da Campo Limpo Reciclagem.

16:20 às 17:00 Na era da Economia Circular: Oportunidades e desafios para o setor de baterias chumbo-ácido

Tiago Lima – IBER

Bacharel em Direito (UNICAP), Especialista em Direito Público (FASNE) e Mestre em Tecnologia Ambiental (ITEP). Consultor Jurídico do IBER.

Amanda Schneider – IBER

Bacharel em Administração Pública (UNESP), Pós-Graduada em Marketing (USP) e Especialista em Negócios Internacionais (FGV – SP). Diretora Executiva do IBER.

17:00 às 17:30 ENCERRAMENTO

Mauricy Kawano – Coordenador de Sustentabilidade do Sistema Fiep

 

Serviço:

3º Seminário Paranaense de Logística Reversa

Data: 12/11/2019

Local: Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR)

Horário: das 8h30 às 17h30

About Author