Sesi promove palestras e oficinas para servidores do TRT-PR

3ª Semana da Saúde leva informação e aprendizado para uma longevidade saudável

No dia 21 de outubro teve início a 3ª Semana da Saúde do TRT-PR. A ação, realizada em parceria com o Sesi no Paraná, aborda temas como aprendizagem, alimentação, gestão do estresse, finanças, atividade física e longevidade. A abertura do evento, em Curitiba, teve a participação da gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, Rosangela Fricke.  “Promover a saúde do trabalhador é um pilar importante para garantir a redução dos afastamentos, a longevidade dos trabalhadores e a produtividade das empresas e instituições” afirma Rosangela.

Durante esta semana, serão promovidas palestras e oficinas, ministradas pelo Sesi, nas cidades de Araucária, São José dos Pinhais, Francisco Beltrão, Maringá, Cascavel, Londrina, Palmas, Umuarama, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Ponta Grossa. O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde e de trabalho de magistrados e servidores do Tribunal.

As oficinas foram adaptadas da Consultoria Vida e Trabalho, ofertada pelo Sesi às indústrias paranaenses em conjunto com o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade. A consultoria foi elaborada com base no método Towards Successful Seniority®, desenvolvido pelo Finnish Institute of Occupational Health (FIOH), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério de Assuntos Sociais e Saúde da Finlândia, especializada nas áreas de saúde e segurança no trabalho.

Conheça um pouco mais sobre a metodologia e objetivos de cada oficina:

Oficina Roda da Vida e Aprendizagem ao Longo da Vida: esta atividade utiliza como ferramenta a Roda da Vida para que os participantes possam refletir sobre a vida profissional, saúde e bem-estar. Ao abordar a aprendizagem ao longo da vida, o objetivo é criar uma imagem mental positiva da aprendizagem e da importância de novos conhecimentos para a carreira, com o apoio de diferentes conceitos e dificuldades no processo de aprendizagem.

Oficina Alimentação para a Longevidade: uma nutricionista apresenta informações sobre a importância da alimentação para se ter uma vida longa e saudável, utilizando imagens, atividades participativas e receitas, para que os participantes conheçam vários alimentos que contribuem para retardar o envelhecimento e manter a saúde, além de incentivar o autocuidado.

Oficina Gestão do Estresse: as atividades desta oficina provocam uma reflexão do grupo em relação a como lidam com a carga de trabalho, como compartilham suas experiências sobre planejar as tarefas, a estabelecer limites e a expressar claramente suas necessidades e desejos no ambiente de trabalho. Ao final, é realizada uma breve experiência com meditação guiada.

Oficina Finanças Pessoais: esta atividade utiliza ferramentas para incentivar a pessoa a assumir uma atitude positiva em relação ao seu planejamento financeiro para, assim, poder atingir objetivos de criar reservas financeiras e construir patrimônio que garantam fonte de renda suficiente para ter uma vida tranquila e confortável no futuro.

Oficina Atividade Física para a Longevidade: os facilitadores utilizam imagens e atividades que sensibilizam os participantes em relação à prática da atividade física para se ter uma vida mais longa e com mais autonomia de movimentos do corpo.

Estas ações reforçam a importância e a valorização da utilização de metodologias inovadoras e participativas para a promoção da saúde no ambiente de trabalho, sendo esta uma forma de sensibilizar sobre o autocuidado em saúde para uma longevidade saudável e produtiva.

A programação da 3ª Semana da Saúde do TRT-PR encerrará no dia 25 de outubro com um painel sobre Teletrabalho, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, em Curitiba.

Para saber mais sobre as consultorias de Segurança e Saúde do Sesi, acesse: http://www.sistemafiep.org.br/segurancaesaude/

Sesi promove palestras e oficinas para servidores do TRT-PR

About Author