Sistema Fiep premia projetos inovadores desenvolvidos por alunos e egressos

Prêmio Inova Paraná 2019 ocorreu nesta semana e reuniu estudantes do Colégio Sesi, Cursos Senai e Faculdades das Indústrias, que apresentaram produtos e processos inovadores para visitantes e para banca especialista

Créditos: Gelson Bampi

Oferecer maior qualidade de vida, conforto e autonomia para pessoas com deficiência. Este é o sonho do jovem Gabriel Morillas, estudante do Senai Cianorte. Ele, junto com sua equipe, desenvolveu o Banheiro 4.0: um banheiro semiautomatizado, com luzes e chuveiro que ligam e desligam sozinhos, porta que abre e fecha por meio de sensores e descarga automática. “Queremos que, no futuro, esses banheiros sejam instalados no maior número de lugares, para que pessoas com deficiência tenham a vida menos complicada e com mais acessibilidade”, comenta Gabriel. A equipe foi a segunda colocada na categoria produto – Educação Profissional, do Prêmio Inova Paraná 2019, promovido pelo Sistema Fiep.

O Inova Paraná aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, na Unidade Dr Celso Charuri, no centro de Curitiba. Ao todo, 23 grupos de estudantes do Sistema Fiep do Paraná apresentaram seus projetos para quem visitou a feira e também para uma banca de especialistas, que avaliaram e selecionaram os melhores projetos. Os vencedores das categorias Produto e Processo, da educação básica, profissional e superior, receberam medalhas e visita técnica a um ecossistema inovador com dois dias de duração com realização de workshops e oficinas. Já os segundos e terceiros lugares ganham curso presencial em Empreendedorismo e Inovação.

Disputa acirrada

Ao todo, 188 equipes de alunos e egressos do Sistema Fiep se inscreveram no edital para participar do Inova Paraná. Os 23 selecionados receberam mil reais para desenvolver o projeto e protótipo e apresentar na feira, fase final do Inova.

Conheça os vencedores do Prêmio Inova 2019

Categoria Processo

 

Educação Superior – Faculdades da Indústria

1.º lugar: Scalla – kit de ensino que utiliza conceitos de engenharia reversa com modelos em escala reduzida, sendo que os professores podem levar o laboratório em sua mochila para qualquer sala de aula, assim como os mais diversos sistemas das mais áreas de conhecimento.

2.º lugar: I4PM – kit de hardware e software com eletrônica embarcada, que adquire dados de uma planta industrial e os encaminha para uma big data hospedada em nuvem, onde são processados por algoritmo de Inteligência Artificial.

Educação Profissional – Senai

1.º lugar: Ergobench – bancada de trabalho que possui regulagem de altura automática conforme a estatura do trabalhador e a característica do trabalho a ser realizado, seguindo critérios voltados à ergonomia. Utiliza identificação pessoal.

2.º lugar: Automatização do abastecimento de fluido refrigerante de máquinas de usinagem – com esse processo não é necessário fazer o reabastecimento manualmente, pois a máquina se abastece automaticamente.

Educação Básica – Colégio Sesi

1.º lugar: Silos – antifúngico natural inibidor do desenvolvimento e crescimento de fungos do gênero Aspergillus em grãos, feito de farinha de banana verde e suas cascas incorporadas a um polímero reciclado, materiais provenientes de resíduos da agroindústria

2.º lugar: Rethink Shower – o painel inteligente promove maior consciência sobre os gastos dos recursos hídricos, gerando economia de capital para os usuários e auxiliando na preservação.

3.º lugar: Adaptoteca – materiais didáticos de MDF, isopor, entre outros, adaptados para deficientes visuais que podem ser usados principalmente em aulas experimentais. São divididos em kits por temas e possuem um manual com instrução para o professor e roteiros e resumos para alunos em braile

Categoria Produto

 

Educação Superior – Faculdades da Indústria

1.º lugar: Impressão 3D e Acessibilidade – proposta de mapeamento tridimensional barato e dinâmico que visa atingir amplo público, inclusive aqueles com restrição de acesso digital e/ou visual. Feito de polímero poliácido lácto (PLA), um plástico 100% biodegradável (se dispuser de condições ideais)

Educação Profissional – Senai

1.º lugar: Biostarch – é um auxiliar de filtração biodegradável. Produto a base de amido termoplástico para substituição dos sais de alumínio e poliacrilamida nos sistemas de filtração de água em piscinas.

2.º lugar: Banheiro 4.0 – sistema para banheiro que semiautomatiza as atividades por meio da utilização de botões e sensores. É possível abrir e fechar a porta, acender e apagar a luz, dar a descarga e abrir e fechar a torneira, além de contar com um sistema de segurança que, ao ser ativado, emite sinais sonoros e luminosos no local designado para o monitoramento.

3.º lugar: Fiberscent – vareta para aromatizadores de ambientes, feita de fibra e cana de açúcar.

Educação Básica – Colégio Sesi

1.º lugar: + Água – chuveiro inteligente com sensores de vazão e corrente elétrica. Por meio de aplicativo, o usuário acessa as informações de custo e consumo, acompanha o consumo total de água de um determinado período, e não só do chuveiro. O app possui também dicas.

2.º lugar: Masteca – kit educacional de MDF com inteligência artificial que permite acesso aos conhecimentos geométricos. O QR Code em cada forma geométrica envia uma audiodescrição para o usuário, fornecendo fórmulas, aplicações no cotidiano, número de arestas, vértices etc.

3.º lugar: Ecotable – mesa dobrável com composteira e área verde acoplada. A mesa é feita de madeira laminada de reflorestamento. Já a composteira integrada é feita de aço inoxidável na parte externa, plástico rígido e borracha na parte interna para melhor vedação.

Confira as fotos do Prêmio Inova Paraná 

Quer saber mais sobre nossas soluções educacionais e como colocar suas ideias em prática? Acesse www.sistemafiep.com.br/educacao ou entre em contato pelo telefone 0800 648 0088.

About Author