Com apenas 16 anos, estudante do Sistema Fiep de Apucarana coleciona conquistas

Lucas Pereira cursa técnico em eletrônica e é medalhista de ouro em programação de robótica

Lucas Raone Pereira tem 16 anos e cursa técnico em Eletrônica pelo Senai Apucarana. Para a pouca idade, já coleciona conquistas que quase não dá mais para contar nos dedos. É medalhista de ouro em programação em robótica estadual, medalhista de ouro na OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), prata na seletiva estadual de eletrônica da WorldSkills. Também foi eleito vereador do parlamento jovem, classificado para a segunda fase das olimpíadas brasileira e também paranaense de matemática, além de conquistar o 5º lugar na feira de ideias da UTFPR e ser o diretor financeiro da empresa Puftec, 1° lugar melhor produto Miniempresa 2018. “Receber esse tipo de reconhecimento pelo meu trabalho e dedicação é simplesmente gratificante, ainda mais ao ver o orgulho dos familiares, o brilho no olho da minha mãe”, conta o adolescente.

A mãe Sônia Pereira, inclusive, conta que o aluno foi sempre muito focado. “Quando pequeno sempre incentivei os estudos. Desde criança tinha horários dedicados e estudar sempre foi prioridade. Mas todas as escolhas profissionais foram feitas por ele”, afirma.

Lucas sempre teve afeição pela área de programação e começou a programar desde cedo. Foi no início do Ensino Médio do Colégio Sesi que decidiu se aproximar da programação de hardware. “A escolha sobre o técnico em eletrônica foi bem peculiar. Eu estava no primeiro dia de aula no primeiro ano do Colégio Sesi e vi um pôster na parede do técnico em eletrônica. Aproveitei minha paixão pelo desenvolvimento e uni o útil ao agradável. Hoje, ao ver minha escolha, me alegro muito, pois tenho uma paixão enorme pela eletrônica”, comenta.

Além de alegria para a família, é também motivo de orgulho para os educadores que compartilham sua jornada. O professor de tecnologia do Senai Marcos Batista afirma que esses momentos trazem uma sensação de dever cumprido e satisfação. “Apesar de claramente os méritos serem todos dele, me sinto muito vitorioso e honrado por suas conquistas. O sucesso de um aluno para o professor é a recompensa máxima. Não há outra melhor”.

Lucas também conta um pouco sobre o papel do Senai na sua conquista. “O Senai foi de suma importância em todos meus prêmios. Desde a disponibilização de professores, passando pelo incentivo dado a cada dia, a instituição acreditou no meu potencial e abriu portas de várias oportunidades”, afirma. “Essas experiências com absoluta certeza irão me ajudar no mercado de trabalho. O networking adquirido, cada projeto, cada competição, me deram uma bagagem que eu levarei para minha vida inteira”.

Seu próximo objetivo agora é desafiador: em 2020, Lucas prestará o vestibular para Engenharia da Computação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Enquanto ele estuda, do lado de cá nos resta torcer.

About Author