Coluna > Coluna semanal

Vem aí o Mundo Senai 2019

Nos dias 21 e 22 de novembro, 41 unidades do estado vão abrir suas portas para apresentar os cursos e serviços ofertados pela instituição

Com o objetivo de despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, promove a 11ª edição do Mundo Senai, nos dias 21 e 22 de novembro, em 41 unidades do estado. Gratuito e aberto ao público, o evento oferece oficinas, palestras, workshops, feira de profissões e orientação profissional aos interessados em saber mais sobre os cursos ofertados.

No Paraná, a projeção para esse ano é um público de mais de 26 mil pessoas nas unidades participantes. Os visitantes poderão conferir demonstrações de alunos e docentes sobre máquinas e equipamentos existentes na indústria, em diversas ocupações, assim como participar de minicursos e ter contato com tecnologias de ponta aplicadas na área industrial.

Além de apresentarem todo o portfólio Senai, as unidades também contarão com a parceria do Sesi e do IEL para que os visitantes conheçam a gama de serviços e produtos que cada uma tem a oferecer com foco em educação e carreira.

Voltado para estudantes e empresários, o evento pretende facilitar a escolha profissional, estimular a interação entre alunos e fomentar as parcerias entre indústrias e a instituição.

Portas abertas para oportunidades
Os dois dias de evento são o momento ideal para conhecer de perto as ofertas de formação profissional do Senai em cada região por meio de palestras, workshops, troca de experiências com alunos e egressos atuantes nas indústrias dos mais diferentes setores, minicursos, orientação profissional, grand prix de inovação, entre outros.

O momento é oportuno já que o Paraná terá de qualificar 852 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, de qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai nacional para subsidiar a oferta de cursos da instituição. O mapa também pode funcionar como uma bússola para se ter em mente no momento da escolha da profissão ou recolocação no mercado (confira no quadro abaixo as áreas com maior demanda).

Mais chance de emprego
De acordo com uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os alunos egressos do Sistema Fiep têm mais chances de conseguir um emprego e de ascender na carreira. O levantamento entrevistou 3.583 alunos egressos do Sesi, Senai e Faculdades da Indústria que finalizaram os cursos de 2015 a 2017, e 1.069 externos. De acordo com o estudo, ex-alunos do Sistema Fiep têm 50% mais chance de trabalho com carteira assinada e 34% a mais de chances de serem promovidos – para quem tem ensino superior, o índice é mais alto: 43%. Além disso, 62% consegue um emprego em até 6 meses e 56% são muito satisfeitos com sua situação profissional.

ÁREAS QUE MAIS VÃO DEMANDAR CAPACITAÇÃO NO PARANÁ

  • Nível técnico
    Áreas transversais
    Energia e Telecomunicações
    Metalmecânica
    Logística e Transporte
    Eletroeletrônica
  • Qualificação
    Metalmecânica
    Confecção e vestuário
    Alimentos
    Eletroeletrônica
    Energia e telecomunicações
  • Nível superior
    Informática
    Gestão
    Construção
    Metalmecânica
    Produção

Saiba mais sobre o Mundo Senai

  • Para conhecer a programação de cada unidade, acesse evento.mundosenai.com.br
  • Para dúvidas sobre os cursos e matrículas, entre em contato pelo telefone 0800 648 0088

About Author