Colombo lança Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável 20+

Estudo, desenvolvido pelo Sistema  Fiep e outras entidades, prevê transformar o município numa terra de mais oportunidades para os negócios

Prefeita Beti Pavin diz que plano deve transformar Colombo numa cidade de mais oportunidades (Divulgação: Prefeitura de Colombo)

A prefeitura de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, lançou nesta quarta-feira (20 de novembro)  o livro do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável 20+. O projeto abrange as áreas da educação profissional, empregabilidade, turismo, cultura, infraestrutura, gestão ambiental e políticas públicas e tem como principal objetivo promover um desenvolvimento sustentável e aumentar a qualidade de vida da população em curto, médio e longo prazo. O plano será trabalhado pelos próximos 20 anos.

“Queremos fazer de Colombo, uma cidade com mais oportunidades para os negócios. Sem medir esforços e com muitos desafios a serem enfrentados, para construirmos um espaço de mudança para uma cidade melhor e mais desenvolvida para todos os colombenses”, disse a prefeita de Colombo Beti Pavin. O estudo foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias e em parceria com as seguintes entidades: Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Senai  (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IFPR (Instituto Federal do Paraná), Acic (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba).

Gerente do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza, explica importância do estudo para o planejamento do futuro do município. (Divulgação: Prefeitura de Colombo)

“Um estudo como este é fundamental no projeto de planejamento do futuro de um município, destacou Marília de Souza, gerente do Observatório Sistema Fiep, que coordenou o projeto. Segundo ela, o Sistema Fiep apoia este tipo de iniciativa que contribui para a adoção de políticas públicas e investimentos do setor privado voltados ao desenvolvimento regional.

O plano será trabalhado pelos próximos anos, com foco em aumentar a competitividade e performance da cidade, com ampliação dos apoios às atividades produtivas e de inovação, além de estruturar o sistema de mobilidade urbana e melhorando serviços. Está previsto também a melhoria de sistemas de comunicação e estratégias para incentivo do turismo e cultura.

“O Plano de Desenvolvimento foi analisado e aprovado pelos vereadores do município que o transformaram em lei. Paralelamente, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Colombo que por força de Lei, terá a incumbência de conduzir este Plano nos próximos anos”, explicou o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho Antonio Ricardo Milgioransa.

A publicação também está disponível em formato digital e pode ser acessado pelo site da prefeitura:  http://www.colombo.pr.gov.br/20mais/PDESColombo.pdf.

 

About Author